O sujeito pscologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As atitudes não são características puramente idiossincráticas ou estáveis, nem nascem num vazio social: são fruto da interacção social, de processos de comparação, identificação e diferenciaçãosociais, que nos permitem situar a nossa posição face a outros, num determinado momento.
(1) Motivacionais satisfazer as necessidades psicológicas de adaptação Motivacionais: (relacionadas com agratificação), de defesa (protecção do eu) e de expressão de valores (sentido de identidade); (2) Cognitivas fornecem padrões e pontos de referência que permitem ao Cognitivas: indivíduo dar sentido ao seumundo conceptual interior; (3) Sociais referem-se à influência da posição dos outros na formação Sociais: das atitudes e a sua respectiva função nos grupos sociais.

Na sua forma inicial, a teoria(da acção reflectida) postula que o comportamento é determinado directamente pela intenção de o realizar sendo realizar, esta influenciada pela atitude e pela norma subjectiva (o. s., a pressão socialpercebida para desempenhar ou não o comportamento). Outra variável: controlo comportamental percebido, percebido que é a crença do indivíduo sobre a facilidade ou dificuldade de desempenhar ocomportamento.

(1) Motivação para tratar? (2) Capacidade para tratar? (3) Investimento intelectual disponível?
Modelo Heurístico-Sistemático do Processamento da Informação Persuasiva (Chaiken, 1980, 1987;Chaiken et al., 1989): Recurso a avaliações baseadas em regras simples, de algibeira, que aprendemos no decurso da nossa vida e que nos poupam a dar muita atenção ao que nos é dito. Ex.os: “podemosconfiar nas afirmações dos especialistas”; “acreditamos nas pessoas de que gostamos”; “quanto mais argumentos mais forte é a posição”; “as estatísticas não mentem”; “as pessoas sorridentes são, emgeral, de confiança”; “a maioria raramente se engana”; “se a mensagem é longa, então é verdadeira”

(1) a dissonância pode nascer da tomada de consciência da inconsistência entre pensamentos; (2)...
tracking img