Psicologia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia Escolar
Psicologia escolar é uma área que envolve aspectos da psicologia e da educação, está em processo de desenvolvimento e faz a interface entre psicologia e educação. O psicólogo inserido na escola é responsável pela promoção de saúde mental da mesma, atuando junto a todos os membros que fazem parte da escola: alunos, educadores (diretores, professores e funcionários) e pais. Otrabalho com estas pessoas é sempre contínuo e a intervenção, deve ser sempre em grupo. Quando se fala em promoção de saúde mental, se fala em promoção de bons relacionamentos interpessoais, boa autoestima, boas condições de aprendizagem/desenvolvimento, facilidade de expressão, acesso à equipe pedagógica, preocupação com os indivíduos e suas limitações. Deve ser não apenas uma pessoa treinada empsicologia, como também treinada em educação, e se não for treinada em ambas é preciso que seja treinada em uma e familiarizada com a outra, para que possa desenvolver o seu trabalho satisfatoriamente, ou seja, capaz de assistir e orientar professores e educadores no trabalho educacional.

* Antes de mais nada , vale ressaltar que o papel do psicólogo, dentro da escola, difere do modeloclínico encontrado nos consultórios, uma vez que na escola não é permitido fazer terapia, caso contrário todos os objetivos descritos acima perdem o foco. Além disso, muitos autores concordam que o principal objetivo do psicólogo escolar deveria ser aumentar a qualidade e eficiência do processo ensino- aprendizagem, porém não há consenso ou clareza quando a questão é “como” intervir neste processo.A literatura cita inúmeras funções que o psicólogo poderia assumir na instituição escolar e ao mesmo tempo reivindica um único caminho. No entanto ,não podem existir delimitações, uma vez que deveria ser essencialmente contextualizada, ou seja, partir das necessidades e prioridades emergentes em cada escola. Esta característica impede que tenhamos algo como uma lista de procedimentos padrõespara a atuação do psicólogo escolar. Ele deverá primeiramente questionar quais são os setores que estão requerendo intervenções e quais destas são as prioritárias, sempre tendo em vista a eficiência do processo ensino-aprendizagem.

Características do papel do psicólogo

1 – Agente de mudanças: o psicólogo educacional pode buscar a mobilização da comunidade escolar com a finalidade de pensarjuntos sua realidade, suas reais funções, organização, funcionamento e relações mantidas com outras instituições e estrutura social, bem como questionar as relações e comunicações interpessoais estabelecidas no meio escolar, começando com a organização de equipes multiprofissionais realmente atuantes.

2 – Participar da elaboração de currículos e programas educacionais: esta característica foibaseada no Plano de Carreira, Cargos e Salários (P.C.C.S.) e constata-se que a atuação do psicólogo seria a de questionar juntamente com a equipe técnica pedagógica os fatores culturais, sociais e econômicos de sua comunidade escolar, visando a qualidade de ensino, tanto em relação a satisfação dos profissionais da educação quanto do rendimento e satisfação do aluno, podendo reduzir repetência eevasão escolares, pela motivação adequada e fundamentada em preceitos técnicos científicos bem como sócio-psíquico-pedagógicos reais.
3 – Supervisionar e acompanhar a execução de programas de reeducação psicopedagógicos: as dificuldades de aprendizagem observadas nos alunos do primeiro ano e as retenções nas séries iniciais do ensino fundamenta pressupõem comprometimentos a serem diagnosticadospelos técnicos da educação, de acordo com suas competências. Ao psicólogo escolar cabe a elucidação das causas, dinâmica e consequência psicológica de tais processos, de cunho emocional ou maturacional. Havendo compreensão dos níveis de dificuldade dos alunos em questão, estruturam-se programas de reeducação com a equipe técnica pedagógica onde novamente o psicólogo escolar mediante técnicas e...
tracking img