Transdutor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Nove de Julho

Projeto Integrador - Transdutor
Relatório - 2

São Paulo

2011


Projeto Integrador - Transdutor
Relatório - 2

Projeto integrador das engenharias apresentado à Universidade Nove de Julho.

Orientador: Profª. Alfredo Davis Namias Lewin

São Paulo

2011
LISTA DE FIGURAS

Figura 1: (A) Junção bi metálica (B) Exemplo de ligação de termopar 15Figura 2: Experiência Realizada por nós - Termopar de Ferro e Cobre 15
Figura 3: Experiência Realizada com os materiais referentes ao termopar tipo K 16
Figura 4: Gráfico comparativo dos termopares - Tensão x Temperatura 18
Figura 5: Circuito Série do Termopar Tipo K 20

LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Exemplos de transdutores 10
Tabela 2: Termopar de Ferro e Cobre 17
Tabela 3: TermoparTipo K - Cromel e Alumel 18
Tabela 4: Termopar tipo K em circuito série com 4 termopares 20

SUMÁRIO


Problematização 6
RESUMO 7
APRESENTAÇÃO 8
INTRODUÇÃO TEÓRICA 9
Medição 9
O Transdutor 9
Exemplos de Transdutor 10
Os Efeitos Seebeck e Thomson 10
Termopares 11
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 15
Analise de dados e gráficos 16
Associação em série de termopares 19
OBJETIVO 21METODOLOGIA 22
CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24

Problematização

Tema

Construção de um transdutor de temperatura, nível, vazão ou força.

Problema

Construir um transdutor sem a utilização de nenhum equipamento comercial, e com o sinal de saída demostrado num display eletrônico, valendo-se apenas dos conhecimentos adquiridos na instituição de ensino até a data de entrega.Hipótese

A construção de um transdutor pode ser feita através da união de metais condutores de diferentes propriedades e aquecendo-os. Nesse sistema utilizaremos dois condutores metálicos e faremos duas junções com os mesmos. Cada uma das junções será submetida a diferentes gradientes de temperatura, através disso seria gerada através de uma força eletromotriz uma corrente elétrica, de baixaintensidade, diretamente proporcional à diferença de temperatura entre as duas junções de materiais. Sendo assim, acontece uma transdução de sinais de temperatura para sinais elétricos.

Justificativa

O projeto nos incentiva a pensar e estimula nossa criatividade que é tão visada hoje no mercado de trabalho. Além disso, ajuda a aprimorar as habilidades de pesquisa e a elaboração de relatóriostécnicos, qualidades essenciais ao engenheiro.

RESUMO

Os estudos realizados acerca do conceito geral de transdutores e da teoria de Thomas Seebeck que diz que a diferença de temperatura aplicada entre duas junções de materiais metálicos diferentes produz uma diferença de potencial contribuíram para que o tipo de transdutor que escolhido para o Projeto Integrador fosse o termopar, um dispositivoque faz a conversão de temperatura em tensão, resistência ou corrente elétrica.
Após escolha do tipo de transdutor foi necessária uma nova pesquisa sobre os modelos de termopares existentes e suas características, para escolher o modelo que fosse mais utilizável e cujos materiais sejam de fácil aquisição.
Neste relatório é apresentado as experiências realizadas com alguns materiais, desde omotivo de sua escolha até a montagem final e o processo de montagem do projeto final, já testado.

APRESENTAÇÃO

O departamento de exatas da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) promove o projeto integrador das engenharias relacionando todas as disciplinas em um único projeto tendo como principal objetivo o desenvolvimento de transdutor elétrico.
No projeto, os alunos aplicarão seusconhecimentos e sua criatividade ao criar um transdutor com dados fornecidos pela diretoria de exatas, tais como, tipo de transdutor a ser projetado, de que maneira devera ser projetado o sinal elétrico e que matérias poderão ser utilizadas. Com essas informações, surge o desafio de criar a partir de teorias e conceitos o protótipo estabelecido pela universidade.
Sendo assim na engenharia é essencial o...
tracking img