Psicologia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O psicólogo no trabalho social tem a função de orientar os indivíduos em diversos âmbitos entre eles;
• Problemas de caráter social com o objetivo de levá-los a achar e utilizar os recursos emeios necessários para superar suas dificuldades e conseguir atingir metas determinadas:
• Atua junto a organizações comunitárias e em equipes multiprofissionais, diagnosticando, planejando eexecutando os programas no âmbito da saúde, lazer, educação, trabalho e segurança pra ajudar os indivíduos e suas famílias a resolver seus problemas e superar suas dificuldades;
• à luta contra adelinquência, organizando e supervisionando atividades educativas, sociais e recreativas em centros comunitários, para recuperar e integrar os indivíduos à sociedade.
• Pode realizar trabalhos para umainstituição, investigando, examinando e tratando seus objetivos, funções e tarefas em lideranças formais e informais e nas comunicações e relações de poder. Pode trabalhar o campo das forças instituídas einstituintes. (site do CRP ,Conselho Regional de Psicologia)
A entrada do psicólogo na comunidade implica numa relação que acontece a partir de dois pólos, o psicólogo e a comunidade. O primeiropólo é o psicólogo que por sua vez entra na comunidade com sua formação e com os instrumentos que foram aprendidos para o desenvolvimento de seu trabalho. O segundo pólo é a comunidade que se desenvolvea partir das relações que os indivíduos estabelecem uns com os outros, ressaltando que esses indivíduos possuem suas características próprias que norteiam o funcionamento grupal da comunidade.(Freitas, 1998).
Segundo Bleger (1984), o trabalho do psicólogo com a comunidade tem como foco as situações gerais do individuo e não com a patologia especifica do individuo. Essa linha da psicologiabusca atender as situações diárias que estão acontecendo dentro da comunidade interferindo nas relações interpessoais das pessoas.
A construção dos objetivos da intervenção no campo da Psicologia...
tracking img