Extremos da atmosfera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Extremos da
Atmosfera






[pic]





Introdução

Os fenômenos atmosféricos são fenômenos que acontecem na atmosfera, mais precisamente na troposfera, camada mais próxima da Terra e que faz parte da vida humana. O qual está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Chuvas, raios, entre outros, têm afetado cada vez mais nossas vidas, causando catástrofes e destruições. Porisso é tão importante saber o que eles são, como são formados e como tais processos são realizados.
Com esse trabalho temos o objetivo de comentar e explicar sobre os extremos da atmosfera, os quais trazem muitas consequências para o planeta Terra.
Além de tomarmos o conhecimento desses extremos tão importantes.


















Raios

O que é?

Um raio ourelâmpago é uma descarga elétrica que se produz entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível com trajetórias sinuosas e de ramificações irregulares ás vezes com muitos quilômetros de distância, fenômeno conhecido como relâmpago. Ocorre também uma onda sonora chamada trovão.
A utilização dos termos raio ou relâmpago varia conforme a região. Em algumas, chamam-serelâmpagos aqueles que ocorrem entre nuvens, e raios entre nuvens e o solo.
A descarga ocorre no momento em que as cargas elétricas (Quantidade de íons, cátions ou ânions) atingem energia suficiente para superar a resistência elétrica do ar, de forma explosiva, luminosa e violenta. O processo ainda não se encontra totalmente esclarecido, havendo controvérsias sobre seu mecanismo de formação.Existem três tipos de raios, também menos comumente chamados descargas iônicas:
Da nuvem para o solo. Do solo para a nuvem. Entre nuvens. Afirmam que as descargas entre nuvens e solo representam 20% do total.

[pic]
Avião cai na Ilha caribenha depois de ser atingido por um raio, relata o Jornal Cruzeiro do Sul no dia 17 de agosto de 2010.

[pic]
Raios atingem o Rio Grande do Sul no dia17 de agosto de 2009.
[pic]
Raios atingem o mar durante tempestade na praia de Caiobá, litoral do Paraná, 20 de fevereiro de 2010.

Consequências:

Os raios, quando atingem um objeto, geralmente causam grandes danos. Exemplos disso são as queimas de aparelhos eletrônicos, como computadores, ou mesmo a interrupção de energia elétrica.
Embora seja difícil determinar o total dosprejuízos causados pelos raios à sociedade, acredita-se que, só no estado de São Paulo, eles sejam da ordem de centenas de milhões de reais a cada ano. Os raios também podem atingir as pessoas, causando sérios ferimentos ou até mesmo a morte, e também incêndios.



Tornados

O que é?

Tornados são pequenos redemoinhos de vento que são formados por uma baixa pressão durante as tempestades,quando o redemoinho alcançar o chão a queda de pressão atmosférica faz com que os ventos de alta velocidade chegam a atingir a quase 500 km/h. Normalmente os tornados se formam associados a tempestades severas e geralmente a  sua formação começa a ocorrer nos finais tarde, horários em que a atmosfera se encontra mais instável, porém não é  muito comum observar esse ciclones durante a noite, essescones rotativos podem ocorre em qualquer lugar no mundo, mas existem regiões que são mais propensas como a parte central dos Estados Unidos  da América ou "corredor dos tornados  da  América do sul".
A intensidade dos tornados é classificado na escala Fujita que vai de F0 até F5, sendo o F0 o menos intenso e o F5 o mais intenso.   A coloração cinza ou amarronzada dos tornados ocorre devido aosdetritos e poeira que ele desloca. Quando ocorre sobre uma porção grande de água (mar, lagos ou grandes rios), o fenômeno recebe o nome de tromba d'água.

 [pic]
Tornado de categoria 5 em Manitoba, Canadá em 22 de junho de 2007.

[pic]
08 de julho de 2003 - São Francisco de Paula, RS, causado pelo Tornado.

[pic]
Tornado em Atkins, Arkansas (EUA) ocorrido no dia 6 de fevereiro de...
tracking img