Psicologia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA DO TRABALHOAPOSTILA DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Prof. Mônica Baroni

1

PSICOLOGIA DO TRABALHO: Inicialmente, surgiu da necessidade de adequar (enquadrar, ajustar) o homem à função.

CRÍTICAS Presente no Brasil desde os anos 40. Evoluiu muito na década de 60. Hoje está consolidada. Compromisso do psicólogo > SaúdeMental do Trabalhador:
− − −

Desenvolvimento da liberdade; Realização das potencialidades; Melhoria da qualidade de vida.

Saúde mental



aspecto psicológico



conjunto de fatores que interferem no indivíduo e suas

reações. (conhecimento de si mesmo e dos outros)

Compromisso do psicólogo → Melhoria do ambiente de trabalho:



Espaço físico X relações interpessoaisCompromisso do psicólogo → Ações preventivas de saúde mental (das doenças e desajustamentos)

→ stress (apatia e perda de motivação)



Sobrecarga de trabalho e emocional (acidentes)

Prevenção: Homem atual (pressões pessoais e sociais) aumento de ansiedade e angústia Redução de sua produtividade.



2

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

DUAS POSIÇÕES: 1) Estudo do comportamento humanodentro da empresa. 2) Estudo do comportamento de toda e qualquer pessoa ou grupo de pessoas que forme o ambiente no qual a empresa está inserida. Ex: Clientes, fornecedores, consumidores, etc.

DUAS LINHAS DE TRABALHO: 1) Criação de condições de trabalho mais favoráveis ao homem. Ex: Planejamento de trabalho; exame de condições físicas e ambientais; formação de grupos de tarefas; estudo desistemas de comunicação; etc. 2) Diagnóstico a nível individual de personalidade e suas conseqüências em termos de comportamento. Ex: Entrevistas; psicotécnico; dinâmicas de grupo; aconselhamento de pessoal; etc.

A PSICOLOGIA E A PREVENÇÃO DE ACIDENTES CONDIÇÕES INSEGURAS ACIDENTE DO TRABALHO ATO INSEGURO

CONDIÇÕES INSEGURAS: Podem ser eliminadas pela conscientização do empresariado eaprimoramento dos mecanismos materiais de segurança da empresa. 3

ATO INSEGURO: TRÊS RAZÕES PRINCIPAIS: 1. O homem NÃO PODE comportar-se de maneira diferente; 2. O homem NÃO SABE comportar-se de maneira diferente; 3. O homem NÃO QUER comportar-se de maneira diferente;

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DO TRABALHO À SEGURANÇA DO TRABALHO
• • •

SELEÇÃO DE PESSOAL TREINAMENTO E FORMAÇÃO PROFISSIONALPROPAGANDA DE SEGURANÇA ERGONOMIA

SELEÇÃO PROFISSIONAL Orientar o trabalhador em função de suas peculiaridades: características de acidentabilidade, tais como, comprometimentos sensoriais e/ou motores; alcoolismo; distância muito grande entre casa e trabalho; etc. (O homem NÃO PODE comportar-se de maneira diferente; adequada)

TREINAMENTO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL ( O homem NÃO SABE comportar-se deoutro modo) 1. TREINAMENTO OPERACIONAL; 2. TREINAMENTO EM ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO DO SISTEMA; 3. FORMAÇÃO DE UMA ATITUDE DE SEGURANÇA ENTRE OPERÁRIOS.

TREINAMENTO OPERACIONAL


Executar as tarefas corretamente.

4

TREINAMENTO DE RECUPERAÇÃO DO SISTEMA:


Executar tarefas imprevistas; não habituais.

(O homem NÃO QUER comportar-se de outra maneira – Teoria do condicionamento).FORMAÇÃO DE ATITUDE:
• •

Conscientizar e mudar hábitos dos operários e chefias em relação ás regras de segurança. Estratégias: palestras, filmes, dinâmicas de grupo, dramatização, campanhas de seguranças, etc.

PROPAGANDA DE SEGURANÇA Relacionada à motivação e formação de atitude favorável ás normas de segurança. Tais como: 1. FILMES E PALESTRAS: Motiva o pessoal e transmite conhecimento.2. DISPUTAS ENTRE SETORES POR PEQUENOS ÍNDICES DE ACIDENTE: Motiva, mas pode criar competitividade negativa. 3. SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (SIPAT): Motivação, mas que tem que ser permanente.

ERGONOMIA: CONCEPÇÃO de sistemas altamente confiáveis (máquinas e ferramentas bem concebidas). MANUTENÇÃO do sistema envolvendo controle dos equipamentos e máquinas e controle do elemento humano...
tracking img