Estudos sobre a histeria - sigmund freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudos sobre a histeria - Josef Breuer e Sigmund Freud- VOLUME II- (1893-1895)

Notas preliminares
Os estudos de Freud, sob a orientação de Charcot, se concentraram na histeria. Freud começa otratamento das histéricas com a hidroterapia, eletroterapia, massagens e a cura pelo repouso. A partir daí, começa o tratamento com a Hipnose, valendo-se da mesma de outra forma: o trabalho pelacatarse. Independente da sugestão hipnótica.
O caso da Sra Emmy Von N. foi o primeiro caso que ele tratou pelo método catártico e só foi no caso da Cecilie M. que levou Freud a publicar a comunicaçãopreliminar.

A relação dos estudos com a Psicanálise
É o ponto de partida da invenção da psicanálise. Até que ponto e de que maneira os procedimentos técnicos descritos nos Estudos e descobertasclínicas conduziram o terreno para a psicanálise? Dá-se para rastrear os primeiros passos do desenvolvimento da mente humana e a existência de obstáculos que seriam superados. A Anna O. mostrou o primeiroobstáculo que seria a sua Amnésia que foi superada pelo tratamento (p. 20). Quando essa foi trazida a aluz, segui-se de imediato que a mente manifesta do paciente não é a mente humana sem a suatotalidade , havendo por trás a mente inconsciente. Se havia o inconsciente era necessário o desenvolvimento de um instrumento especial e o instrumento óbvio era a sugenstão hipnótica, que não era utilizadapara fins terapêuticos nessa época, e sim, para a produção de material inconsciente.
Por que a hipnose não vingou? Porque nem todos eram passíveis a hipnose (p.21). Freud tentou contornar ohipnotismo fazendo uma pressão na testa do paciente buscando provocar a concentração do mesmo.
O abandono do hipnotismo levou Freud a perceber a resistência do paciente a aderir ao tratamento. Então,ele começa a investigar isso. Ele abandona a sugestão e começa a utilizar a associação livre. Aberto o caminho da análise dos sonhos a partir da própria análise de Freud de seus sonhos e a...
tracking img