Psicologia do esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução a Psicologia do Esporte
Já no final do século XIX, existiam estudos e pesquisas relativas a questões psicofisiológicas no esporte. Na década de 1920 surgiram os primeiros laboratórios einstitutos de psicologia do esporte.
O desenvolvimento de psicologia do esporte na América Latina teve início na década de 1970. No ano de 1979, foi fundada a Sociedade Brasileira de Psicologia doesporte.
Na área da Psicologia do esporte existem tantas teorias, definições e interpretações quantas são os psicólogos do esporte no mundo. Muitos desses profissionais entendem a psicologia doesporte como uma subárea da psicologia aplicada (...), e outros a entendem como uma subárea como uma disciplina das ciências do esporte. Nos últimos anos, a psicologia do esporte pôde se emancipar da sua“ciência-mãe”, a psicologia. Atualmente ela é uma disciplina científica independente, com suas próprias teorias, seus métodos e programas de treinamento.
Segundo Nitsch “a psicologia do esporte analisaas bases e os efeitos psíquicos das ações esportivas, considerando por um lado á analise de processos psíquicos básicos (cognição, motivação, emoção) e, por outro, a realização de tarefas práticas dodiagnóstico e da intervenção.”
O desenvolvimento de teorias da psicologia do esporte e de métodos especificamente esportivos pode contribuir para o desenvolvimento da psicologia, pois as duas sãointrinsecamente relacionadas.
Pode-se afirmar com segurança que uma das tarefas da psicologia do esporte é a aplicação das suas teorias e métodos na prática do desporto e a comprovação de suautilidade nessa prática. Porém não significa que a psicologia do esporte esteja reduzida a uma simples função de serviço. A psicologia do esporte não foi concebida para prescrever aos praticantes receitas oupatentes, como alguns treinadores desejam.
Os professores de educação física e técnicos esportivos, além de transmitir conhecimento e habilidades técnicas esportivas, precisam de conhecimento e...
tracking img