Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS – CONTABILIDADE AVANÇADA I

ETAPA № 1______________________________________________________

⎫ Aula-tema: Provisões dedutíveis e indedutíveis.

Passo 2 - Leia o artigo “Cálculoconcomitante das participações dedutíveis e indedutíveis, inclúindo contribuição social e alíquotas diferenciadas de imposto de renda”.

Passo 3 – Elabore um resumo dos principais pontos abordados no assunto.Este resumo deverá ser no mínimo 2 laudas, fonte Arial 12, espaçamento 1,5, justificado. Logo após, preencha o quadro, no modelo abaixo, e descreva na íntegra (se for o caso), a(s) parte(s) do textoque se encontra(m) desatualizada(s) em face as novas alterações através da Lei 11.638/07 e dos CPC´s.

Cálculo concomitante das participações dedutíveis e indedutíveis, inclúindo contribuição sociale alíquotas diferenciadas de imposto de renda

A Lei das Sociedades por Ações (artigos 187, item VI, 189 e 190) determina que as
participações no lucro relativas aos debenturistas, empregados,administradores e partes
beneficiárias devem ser contabilizadas como despesa e não como destinação do lucro. A lei
estabelece também que as participações sejam calculadas numa determinada ordem(exatamente a que acaba de ser mencionada) e que os cálculos sejam sempre feitos á base dos lucros que remanescem depois de se deduzir a participação imediatamente anterior.
O problema do cálculo dasparticipações é que estas só podem ser calculadas após o
cômputo da provisão para o imposto sobre a renda incidente sobre o lucro do exercício. Mas o valor da provisão para o imposto de renda depende dosvalores calculados das participações quando elas são dedutíveis. Para que seja resolvida essa dificuldade de cálculo deve-se recorrer ao auxilio de alguns procedimentos matemáticos conforme consta doBoletim IOB Temática Contábil e Balanços no. 3/90
Na base de cálculo da contribuição social há também os ajustes de equivalência patrimonial,
dividendos de investimentos avaliados ao custo e outras...
tracking img