Sintese original

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA

Orientações Didáticas

“O professor deve ter consciência de que as produções dos alunos não são semelhantes àquelasconstruídas pelos historiadores nem devem dar conta de explicar a totalidade das questões que, possivelmente, poderiam decorrer de estudos mais sofisticados.”

Orientações Didáticas Gerais

Quais sãoestas orientações? Estas orientações baseiam-se na idéia de que os conhecimentos históricos tornam- se significativos para os alunos, como saber escolar e social, quando contribuem para que elesreflitam sobre as vivências e as produções humanas. Propõe-se para o ensino de História, conteúdos e situações de aprendizagem que possibilitem aos alunos refletir criticamente sobre as convivências e obrashumanas, assim os alunos passam a conhecer e debater sobre as contradições e conflitos, as mudanças, e diferenças existentes no interior da coletividade e entre elas, considerando que são organizadasa partir de uma multiplicidade de sujeitos, grupos, classes, acontecimentos e legados históricos.
A partir desta explicação, veremos no decorrer do nosso trabalho como ensinar e aprenderHistória.

Problematizações

Problematizar é contextualizar a realidade do presente juntamente com conteúdos históricos, através de questionamentos, comparações. E isso deve ocorrer com a explicaçãoe interpretação dos fatos históricos, sendo importante que o professor discuta os acontecimentos históricos, para que seus alunos relacionem com o seu tempo.

(ANA BEATRIZ)

Trabalho com leitura einterpretação de fontes bibliográficas.

Cabe ao professor ensinar os seus alunos a realizar uma leitura crítica de produções de conteúdos históricos. Os trabalhos desenvolvidos com LínguaPortuguesa auxiliam nesse processo. Podem ser criadas situações em que os alunos aprendam a questionar e a dialogar com os textos. Sendo assim, é importante valorizar trabalhos de leitura crítica,...
tracking img