Psicologia do esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
CURSO DE PSICOLOGIA
PRIMEIRO PERÍODO

AMOZ DE OLIVEIRA
ANGÉLICA PATRÍCIA
PATRÍCIA FORTES

PSICOLOGIA Do ESPORTE

ANÁPOLIS – GO
2013

ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
CURSO DE PSICOLOGIA
PRIMEIRO PERÍODO

AMOZ DE OLIVEIRA
ANGÉLICA PATRÍCIA
PATRÍCIA FORTES

PSICOLOGIA E COMPORTAMENTOORGANIZACIONAL

Trabalho de ATPS apresentado a professora Valéria da Faculdade de Psicologia da Anhanguera Educacional como requisito parcial para obtenção de nota da 1ª VA.

ANÁPOLIS – GO
2013
INTRODUÇÃO
Trabalharemos acerca da Psicologia do Esporte, destacando a evolução histórica, a definição, a relação entre a psicologia e o esporte, as várias áreas de atuação, interação social e dinâmica degrupos esportivos e faremos uma breve menção sobre alguns esportes e a psicologia esportiva.
A psicologia do esporte figurou entre as primeiras nove especialidades para as quais o Conselho Federal de Psicologia regulamentou o título e o registro de especialista. Poucos ainda puderam obter seu título, pois muitos atuam na área de forma ainda precária. Além disso, faltavam ainda publicações que pudessemfortalecer sua existência como área da Psicologia e alimentar os debates que se desenvolvem em seu âmbito.
A psicologia do esporte se ocupa da análise e modificação de processos psíquicos e de ações esportivas. Muitos autores partem do princípio de que a ação esportiva representa um comportamento intencional e psiquicamente regulado.
Associada a uma perspectiva competitiva desde o seuprincípio, a psicologia do esporte vem conquistando espaço e força em outros contextos como os projetos sociais, o fitness, a reabilitação, os programas de qualidade de vida e a medicina preventiva.
As tarefas dos psicólogos do esporte nas diferentes áreas de atuação são muito exigentes e variadas. Concluindo, deve ser enfatizado que o psicólogo do esporte deve se orientar por princípios éticos básicos noexercício de sua profissão.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA
Já ao final do século XIX, existiam estudos e pesquisas relativas a questões psicofisiológicas no esporte. Na década de 1920 surgiram os primeiros laboratórios e institutos de psicologia do esporte: na antiga União Soviética (Rudik, Puni), nos Estados Unidos (Griffith), no Japão (Matsui) e na Alemanha (Schulte, Sippel). Por conseguinte apsicologia do esporte ainda é uma ciência muito recente, que precisa se desenvolver em muitas áreas.
Durante os anos 60 a Psicologia do Esporte vive uma fase de grande produção e a relação de nomes como Cratty, Oxendine, Solvenko, Tutko, Olgivie, Singer e Antonelli, que marcaram a história da área com contribuições voltadas para a psicologia social na atividade física e esporte, culminando em váriaspublicações que influenciam trabalhos até os dias de hoje (Wiggins 1984; Willians et al, 1991).
No ano de 1965, foi fundada em Roma a Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte (International Society of Sport Psychology – ISSP). Seu primeiro presidente foi eleito: F. Antonelli, da Itália. Em toda a sua história, a ISSP realizou 11 congressos mundiais em diferentes países e continentes. Poucoadiante, em 1968, é fundada a Sociedade Americana para a Psicologia do Esporte e Atividade Física (NASPSPA). Apesar da fundação das sociedades nacionais e internacionais desde o final da década de 60 é somente em 1986 que a Associação Americana de Psicologia (APA) reconhece a psicologia do esporte como especialidade (divisão 47) e estabelece critérios de formação específicos.
No Brasil, em 2000 coma resolução 014/00, é criado o registro de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia, que pode ser considerado como um reconhecimento ao desenvolvimento da área.
A Abrapesp - A associação Brasileira de Psicologia do esporte, nasceu a partir do encontro e do trabalho de um grupo de psicólogos e profissionais da educação física preocupados em discutir e promover os estudos e práticas...
tracking img