Cultura e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 QUESTÃO 1
Na reportagem publicada na Folha de Londrina sobre os acontecimentos fatídicos ocorridos com os trabalhadores, o que ocorreu é decorrente de Condições Inseguras ou Atos Inseguros? Justifique sua resposta apontando os valores implícitos nas ações da empresa.
Condições inseguras são, conforme Ducci e Elgenneni (2009), as “deficiências, defeitos e irregularidades técnicas queconstituem riscos para a integridade física do trabalhador, para sua saúde e para os bens materiais da empresa”. Os autores prosseguem dizendo que um Ato inseguro é a forma como trabalhador se expõe a riscos de acidente no trabalho, sendo consciente ou inconscientemente.
Conforme a reportagem do jornal Folha de Londrina, o primeiro funcionário que caiu no tanque não trabalhava no setor de destilação,onde ocorreu o acidente, e os outros dois teriam se jogado (provavelmente por impulso) num tanque com cerca de 5m de altura e 25 mil litros de água na tentativa de salvá-lo. Assim com base nestas informações, pode-se dizer que o que ocorreu foi em decorrência de um Ato inseguro de todos os funcionários.
A empresa deve se preocupar com a prevenção de acidentes de qualquer tipo durante o trabalho,realizar frequentemente informação, capacitação e treinamento de funcionários e buscar eliminar possíveis condições inseguras no ambiente de trabalho.
Assim, ainda conforme Ducci e Elgenneni (2009), medidas simples devem ser tomadas pelas empresas para evitar acidentes de trabalho como exemplo: sinalizar a empresa, campanhas de prevenção de acidentes, treinamento de brigada de incêndio, chaves desegurança, extintores revisados, kits de primeiros socorros acessíveis, atuação de comissão de prevenção de acidentes, apoio de direção e chefias.

2.2 QUESTÃO 2
Cite os objetivos da CIPA em uma empresa e a responsabilidade a ela atribuída.
Os objetivos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes são , segundo Ducci e Elgenneni (2009), “apontar atos inseguros dos trabalhadores e as condiçõesde insegurança”. A CIPA em uma empresa tem como função principal desenvolver atividades que visem a prevenção de acidentes e proteção da saúde do trabalhador.
A CIPA de uma empresa deve discutir casos de acidentes ocorridos (como o que aconteceu no texto citado), sugerir possíveis medidas de prevenção, divulgar e cobrar o cumprimento das normas de segurança, investigar causas de acidentes detrabalho e suas consequências e ainda apresentar soluções.

2.3 QUESTÃO 3
“Todas as operações de negócios podem ser resumidas em três fatores: pessoas, produtos e lucros. As pessoas vêm em primeiro lugar. Se você não tiver uma boa equipe não poderá fazer muito com o resto.” (Lee Lacocca). Esta frase comprova que as pessoas são o bem mais precioso de uma organização, pois são a mola propulsora parao sucesso delas. Nesse contexto, explique a Higiene e Segurança do trabalho podem contribuir para o bem estar e segurança das pessoas.
Higiene, conforme Ducci e Elgenneni (2009), é um conjunto de procedimentos e normas que buscam a proteção à integridade física e mental do trabalhador, preservando-o de riscos de saúde intrínsecos às funções do cargo e ao ambiente em que são executadas.
Umambiente higienizado elimina causas de doenças profissionais, pode prevenir a piora de lesões ou doenças anteriores, colabora no aumento da produtividade e na manutenção da saúde do trabalhador, gerando assim o bem estar do funcionário no ambiente de trabalho.
A segurança do trabalho, conforme Chiavenato (2008) são técnicas e métodos desenvolvidos para antecipar possíveis causas de acidentes detrabalho. Tem por objetivo a prevenção das consequências de tais acidentes, eliminando condições inseguras do ambiente, instruindo as pessoas e implantando métodos preventivos.
Assim a higiene e a segurança do trabalho são essenciais para garantir o bem estar e a segurança das pessoas no ambiente de trabalho, assegurando um nível considerável de saúde ao trabalhador.

2.4 QUESTÃO 4
Quais as ações...
tracking img