Psicologia do desenvolvimento

Páginas: 3 (711 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
É na primeira relação com a figura materna ou com um cuidador substituto que o bebê vai  estabelecer o senso de confiança básica no ambiente que o cerca. O bebê que recebe afeto, amor e é atendidoem suas necessidades primordiais com segurança vai desenvolver um sentimento de confiança no ambiente. A mãe que consegue identificar as necessidades e posteriormente os estados afetivos do bebêajuda-o a ir reconhecendo as suas próprias sensações, impulsos e desejos. Ao longo do desenvolvimento, e sendo uma criança normal, ela provavelmente terá mais condições de compreender e ser empática emrelação ao meio externo.
O brincar e jogar são as maneiras que a criança expressa e constrói seu próprio modo de conduta. Desenvolve a imitação e aprendizagem da vida dos adultos até mesmo favorece aelaboração de conflitos emocionais. Segundo Grunspun (1985), de acordo com a maneira como a criança brinca podemos fazer uma estimativa de seu nível emocional, social e até intelectual.
Por sertotalmente dependente do adulto o bebê inicia seu desenvolvimento com grande vínculo de dependência o que só poderá perder mais tarde. O interessante é que com seis semanas ele já reage de modoespecífico à voz do pai ou da mãe e exerce os reflexos presentes no nascimento. Mostra as necessidades emocionais e sociais pelos movimentos do seu corpo e pela expressão facial. Pode começar a sorrir comoque se fosse um cumprimento. Estabelece contato visual. A criança reage de forma positiva à voz que ouve. Mostra agrado quando vê os pais ou outros adultos que partilham a sua vida. Parece querercomeçar a comunicar, emitindo sons de forma intencional. Entende o sorriso e já sorri socialmente. Sabe a diferença entre estar sozinho ou acompanhado e prefere não estar só, chorando para mostrar o seudesagrado. Aprecia a companhia e gosta de atenção. Distingue as figuras cuidadoras e próximas das restantes pessoas com quem se relaciona, estabelecendo com cada uma, uma relação privilegiada e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A psicologia do desenvolvimento
  • Psicologia do desenvolvimento
  • psicologia do desenvolvimento
  • psicologia do desenvolvimento
  • psicologia do desenvolvimento
  • psicologia do desenvolvimento
  • Psicologia do desenvolvimento
  • Psicologia Do Desenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!