Psicologia do desenvolvimento do adulto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“ O Homem deseja ser confirmado em seu Ser pelo Homem, e anseia por ter uma presença no Ser do outro... – secreta e timidamente, ele espera por um sim que lhe permita ser, e que só pode vir de uma pessoa humana a outra”. Martim Buber


Ser adulto significa ter estabilidade emocional, financeira, definição de identidade profissional, social e assumir a responsabilidade pelo seuprojeto de vida. Na idade adulta, os relacionamentos afetivos são mais estáveis, há independência, responsabilidade pelo que faz jurídica e emocional, encara as próprias escolhas com danos, perdas e lida com isso sem culpar ninguém.
MOURA ( 1999) considera que os desafios da vida adulta é saber lidar com as frustrações, com os medos, as inseguranças e o fracasso. O adulto aprende de maneiradiferente das crianças e dos jovens, pois tem a experiência, como a mais rica fonte para o aprendizado e aprender pode mexer com conceitos e pré – conceitos. Na fase adulta, a resistência torna-se maior ao aprendizado, a dúvida e o medo do desconhecido, chegando a bloquear totalmente a capacidade de aprender, de mudar comportamento e atitude e aplicar novos conhecimentos no dia-a-dia.
A vidaadulta constitui-se na fase mais ativa e longa dentro da sociedade. O ser humano adulto vivencia em suas próprias situações de vida, características que lhe são particulares. A grande maioria produz e trabalha; do trabalho vive e dele sobrevive, em qualquer circunstância de realidade social, econômica e cultural. Estudar e entender a adultez é conhecer e perceber o que a sociedade busca em termosde futuro, e qual ideário social está construindo. Como em outras épocas históricas, as mudanças de paradigmas se devem muitas vezes às novas estruturações sociais. As transformações de ordem demográfica, o envelhecimento da população mundial, poderão determinar modificações no comportamento do ser humano. (MOURA, 1999)

A adultez, fenômeno do desenvolvimento humano, apresenta-se comnovas responsabilidades, em novos referenciais de existencialidade, em novas conquistas, em busca de um maior entendimento desta importante e mais abrangente etapa da vida humana. Por ser a fase mais longa da existência do ser humano, merece especial atenção, mesmo porque há pouco tempo vem sendo entendida e percebida com tais referenciais.


São diferenciadas as responsabilidades sociaisque advém ao indivíduo adulto. Tanto pelas conquistas, pelas lutas de classe, pelos preconceitos de raça e gênero, quanto pelas divisões de tarefas dentro do contexto familiar. A estrutura familiar atual provoca muitas mudanças que, ao longo do desenvolvimento social, foram sendo estabelecidas em normas e conceitos. Não obstante, está a geratividade, como responsabilidade com sua descendência,tanto em relação às pessoas, como também com as realizações produzidas ao longo da vida. . (MOSQUERA, 1982, p. 98).

Essa responsabilidade pessoal, revelada ao indivíduo na fase adulta de sua vida, pode constituir-se parâmetro para novas aprendizagens e renovadas conquistas, apontando motivações externas para cada pessoa em sua época e momento próprio de vida. Mesmo que possa não ser doentendimento de muitas pessoas, são várias as transformações biológicas que ocorrem do início ao final da vida adulta. As capacidades físicas são um exemplo disso, as quais poderão reverter-se do físico ao psicológico na adultez, e, consequentemente, nas relações intra e interpessoais. (MOSQUERA, 1982, p. 98).

As fases da vida adulta são classificadas em: em adultez jovem, adultezmédia à a dultez velha. Dentro dessas três divisões e concepções de vida adulta, outras subcategorias se apresentam, cronologicamente. No entanto, o autor, esclarece “que cada fase tem uma problemática específica, dividida em sub-problemáticas que atingem as pessoas em seus momentos decisivos ante seu próprio projeto vital e suas relações com os outros” (MOSQUERA, 1982, p. 98).

Então,...
tracking img