Gravidez na adolscencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Projeto de Pesquisa sobre o Tema: Gravidez Precoce na Adolescência: Injustiça Social Contra as Jovens e os Jovens

Bacharelado em Ciências Sociais

DLCH/ UFRPE
Recife/ Setembro/ 2005
Fernando Antonio da Silva
Projeto de Pesquisa sobre o Tema: Gravidez Precoce na Adolescência: Injustiça Social Contra as Jovens e os Jovens

Trabalho apresentado pelo aluno Fernando Antonio da Silva do 5ºperíodo do curso Bacharelado em Ciências Sociais, em nível de graduação do DLCH/UFRPE, à disciplina Método e Técnica de Pesquisa social sob a orientação da professora Cilena Maria como comprovante de atividade disciplinar da primeira avaliação.

Recife/ setembro/ 2005

Sumário

1. Problema ..................................................- ..................................................-05
2. Hipótese.........................................- ..................................................- ...........06
3. Justificativa.....................................- ..................................................- .........07
4. Objetivos ..................................................- ..................................................- 11
5. Metodologia/ Cronograma/Recursos ..................................................- ...12
6. Anexo ..................................................- ..................................................- .....13
7. Referências Bibliográficas...................................- .....................................14

1. Problema

A Gravidez Precoce gera diversos problemas sociais para a mãe adolescente, e para o pai,quando é adolescente, também gera outros problemas sociais.

Observamos que o bairro de Nova Descoberta apresenta um elevado índice de gravidez de alto risco, além de altas percentagens de mulheres com baixo grau de instrução, conseqüentemente menor qualificação profissional para o mercado de trabalho. Atentamos, também, que as gravidezes precoces provocam grande evasão escolar tanto para asmulheres como para os companheiros, na sua maioria também adolescentes, que precocemente vão em busca de emprego no mercado de trabalho, face à responsabilidade de manutenção de um novo lar, ou compartilhamento das despesas de uma casa com seu genitor ou genitora, lançando-se cedo ao mercado sem concluir o curso médio ou superior. Aumento do envolvimento de adolescentes masculinos com o mundo dasdrogas, tanto como usuário como traficante de base (popularmente conhecidos como: avião ou mula) , em conseqüência da pressão financeira e social em gerar receitas “a qualquer preço” para sustento da família.

2. Hipótese

A sociedade com famílias desestruturadas socialmente, financeiramente e emocionalmente, gera filhas e filhos com dificuldades afetivas, as quais encontram no sexo precoce umacompensação emocional.

3 Justiticativa

A gravidez precoce é considerada como um problema de saúde pública no Brasil e em outros países. No Brasil, uma em cada quatro mulheres que dão à luz nas maternidades tem menos de 20 anos de idade. Estas meninas que não são mais crianças, nem adultas, estão em processo de transformação e, ao mesmo tempo, prestes a serem mães. O papel de criança que brincade boneca e de mãe na vida real, confunde-se e na hora do parto é onde tudo acontece. A fantasia deixa de existir para dar lugar à realidade. É um momento muito delicado para essas adolescentes, e que gera medo, angústia, solidão e rejeição. As adolescentes grávidas vivenciam dois tipos de problemas emocionais: um pela perda de seu corpo infantil, e outro por um corpo adolescente recém-adquirido,que está se modificando novamente pela gravidez. Estas transformações corporais rapidamente ocorridas, de um corpo em formação para o de uma mulher grávida, são vividas muitas vezes com certo espanto pelas adolescentes. Por isso é muito importante a aceitação e o apoio quanto às mudanças que estão ocorrendo, por parte do companheiro, dos familiares, dos amigos e principalmente pelos pais. A...
tracking img