Psicologia da gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Umas das mais importantes escolas a estudar os processos cognitivos e apercepção humana é a Gestalt, ela surgiu em 1912 na Alemanha atacando a natureza elementar da psicologia de Wundt.
Precursorese Fundadores
Desenvolvida por Chrinstiam Von Ehrenfels, filósofo e psicólogo, a Psicologia da Gestalt estuda as sensações de espaço-forma e tempo-forma. As bases dessa teoria psicológica foramestruturadas a partir desses estudos, que estabeleciam a forma e sua percepção, por Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka. A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, osprocessos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.
Princípios
Esta doutrina traz em si a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes, e simas partes por meio do conjunto. Este tem suas próprias leis, que coordenam seus elementos. Só assim o cérebro percebe, interpreta e incorpora uma imagem ou uma ideia.
Segundo Schultz & Schultz (1981),os princípios da psicologia da Gestalt são divididos em três:
Organização da Percepção:
Proximidade (partes próximas são agrupadas e vistas como um grupo);
Continuidade (capacidade de conectarelementos contínuos seguindo uma direção);
Semelhança (elementos semelhantes são agrupados);
Preenchimento (tendência em completar as figuras que estejam inacabadas);
Simplicidade (perceber a figurada forma mais simples e organizada possível)
Figura/fundo (consiste na capacidade de destacarmos uma figura de um fundo).
Aprendizagem
Para a Gestalt a resolução de problemas é uma questão dereestruturação do campo perceptivo, diferindo dramaticamente da aprendizagem por tentativa e erro.

Isomorfismo
É a condição ultima para que sinais, marcas, sons ou mesmo nossos pensamentos sejamtomados como símbolos, ou seja, sejam tomados como integrantes de uma relação representacional com outras coisas distintas deles e, assim, exibam um conteúdo proposicional.

Referencias bibliográficas...
tracking img