Viver ou existir? qual o nosso conceito de morte?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Viver ou Existir? Qual nosso conceito de morte?
O que é a morte? O que é Morrer?
Muitas vezes falamos da morte como algo absurdo, apavorante, triste e desesperador. Enxergamos a morte, como ocessamento das atividades biológicas. Será que muitos de nós já não estamos mortos e ao invés de vivermos existimos ao lado daqueles que convivem conosco?
Um moribundo, internado no leito de umhospital, há dias, meses, sem esboçar nenhuma reação vive ou existe? Como resposta de uma Fé imatura, de um cristianismo egoísta, priorizamos o existir humano, no lugar do viver divino.
Quantos de nósexistimos para tantos que nos cercam e vivemos de fato no coração de bem poucos. Quando dizemos que amamos alguém, é necessário que esse viva em nosso coração, em nossa vida. Pois se assim não for, essealguém passa a ser algo e ao invés de viver, apenas existe em nossa vida.
A morte em si, não acontece quando cessam as atividades biológicas. A verdadeira morte acontece quando permitimos que aquelesque amamos deixem de viver em nossas vidas, em nossos pensamentos e em nossas orações.
A cada dia que se passa, temos um dia a menos ou temos um dia a mais de vida?
Parafraseando Luiz FelipePonde, Professor e Filósofo contemporâneo, o homem é o único animal que carrega o cadáver nas costas. Pois desde o principio do entendimento, sabe que caminha para a própria morte.
Porque tantodesespero e medo diante da possibilidade eminente da morte, se sabemos que todo o nosso viver, todo o nosso tempo e todo o nosso caminhar, nós o fazemos em direção a ela?
Será que todo o nosso medo, todaangústia, não se faz em razão da consciência de estarmos existindo ao invés de vivermos? Será que estamos fazendo outras pessoas existirem em nossas vidas ao invés de viverem? Temos medo da morte, ou davida que “vivemos” em direção a ela?
A cada momento de sua vida, viva, não exista. Devemos temer muito mais que a morte, ao medo de por ela passar sem ser lembrado quando dela sair e permitir que...
tracking img