Comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA: DESENVOLVIMENTO



Analise do filme “Validação: o poder do elogio e da positividade”. No qual pudemos avaliar a pratica de alguns conceitosbehavioristas, observando que a todo momentos emitimos comportamentos que influenciam em nossa sociedade.

O filme começa nos apresentando Hugh Newman um simples funcionário de estacionamento queparecer ter o “dom” de fazer as pessoas sorrirem através de elogios. Pessoas vão validar suas horas de estacionamento tristes, cansadas, muitas vezes desanimadas e este simples funcionário conseguefaze-los se sentirem melhores. Assim a fama de Hugh cresce e as pessoas passam a frequentar o estabelecimento somente para ouvi-lo falar. Ao observamos de um âmbito behaviorista notamos um de seusmecanismos clássicos (S-R-Sc), já que segundo Skinner todos nós aprendemos a nos comportar e sempre há uma relação entre as respostas dos organismos e o ambiente.

Outro mecanismo importanteapresentado no inicio do vídeo é a presença de reforçadores, onde o próprio Hugh é um reforçador. Entendemos por reforçadores como consequência de um comportamento que mostra-se capaz de alterar a suafrequência, tornando-o mais provável. Reforços são estímulos que incentivam um determinado comportamento, em oposição à punição. Há ainda uma classificação dos reforçadores de acordo com a consequência(comportamento): positivos ou negativos.

Reforços que consistem na apresentação de estímulos, no acréscimo de alguma coisa, são denominados reforçadores positivos. Já reforços que funcionamna remoção de alguma coisa em determinadas situações são denominados reforçadores negativos. Em ambos os casos. O efeito do reforço é o mesmo: a probabilidade da resposta será aumentada. Hugh é aomesmo tempo agente controlador (reforçador positivo) adicionando elogios e alegria nas vidas das pessoas tanto quanto é influenciado por agentes externos, como os sorrisos das pessoas (reforçador)....
tracking img