Comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO DO TRABALHO DO FILME: AS HORAS

Capa

1) INTRODUÇÃO

Neste trabalho buscaremos abordar um assunto que é bem atual e motivo de muitas discussões no mundo das ciências humanas, sobretudo na Psicologia. Apresentaremos a seguir a Depressão na visão da Psicopatologia Comportamental, baseada na Teoria Analítico-comportamental, de Skinner. Abordaremos como o Behaviorismo Radical deSkinner, entende os comportamentos normais ou anormais, saudáveis ou patológicos, como são classificados estes comportamentos e como a psicopatologia estuda estes comportamentos, sobretudo a Depressão que será abordada aqui com maior ênfase. Faremos isso, através da avaliação funcional dos personagens-problema do filme “As Horas”, dirigido por Stephen Daldry. Com as atrizes: Nicole Kidman, JulianneMoore, Meryl Streep.
MODELO DE PSICOPATOLOGIA GERAL
A psicopatologia, historicamente, tem sido entendida como parte do campo de estudo da psiquiatria. E como um modelo tradicional, o modelo médico parte do pressuposto de que a doença ou transtorno mental é manifestação de uma patologia subjacente, e que estes comportamentos geralmente fogem á um padrão da média da população. Estes sãoclassificadas pelos sintomas apresentados, formando assim um sistema de classificação (conjunto de sintomas), padronizando a “doença mental”, como universal. Isto se dá através dos manuais de diagnósticos dos transtornos mentais – DSM-IV e CID-10.
Skinner, em 1957/61, veio contrapor o modelo médico, dizendo que os comportamentos patológicos são determinados por processos normais e não anormais, que apatologia também era um comportamento. A Análise do Comportamento, por sua vez, é uma ciência que tem procurado estudar o comportamento das pessoas nas suas interações com seu ambiente, particularmente, o sociocultural. Portanto, seu objeto de estudo se contrapõe a concepção mentalista, em que a mente é vista como uma unidade, e a concepção tradicional (classificação das doenças). Para este novo, omodelo psicológico, todo o comportamento aprendido, seja ele normal ou anormal, “patológico ou saudável”, segue os mesmos princípios de aprendizagem. Segundo, Ulmann e Krasner (1975) “o comportamento patológico ou anormal não é diferente do comportamento saudável ou normal em seu desenvolvimento, em sua manutenção ou na maneira em que ele pode ser mudado”.
A concepção do modelo de análise docomportamento visa identificar uma abordagem funcional do comportamento classificado como psicopatológico. Segundo, Tourinho (2010), citando Neef e Northup, Banaco, Carr e outros(1999) , “uma abordagem funcional não faz conjecturas a respeito de etiologia. Pelo contrário, ela busca identificar sob quais circunstância um comportamento denominado psicopatológico pode ser originado, provocado e mantido ”.Os comportamentos ditos “anormais” são vistos não como patológicos, mas como os que violam expectativas sociais e teóricas. Portanto, é um processo de julgamento ou avaliação social exterior aos processos comportamentais. Em outras palavras, os comportamentos variam de acordo com a cultura, com os grupos, em tempo, em lugar, e assim por diante, variam da mesma forma aquilo que é classificado comoanormal. Nesta visão, não há uma forma de comportamento (topografia) que seja anormal em si mesma, vai depender muito do contexto no qual ocorra.
Para a psicopatologia comportamental, o distúrbio comportamental será uma resposta anormal para uma situação normal, ou uma resposta normal para uma situação extrema ou transtornada (déficits e excessos comportamentais) que produzem sofrimento individualou social, dentro de um contexto ambiental, histórica e atual. Serão respostas normais de uma história de contingências ambientais que as produziram. Entretanto, sabemos que as normas sociais não são universais, são de cunho cultural, ético e ideológico, por isso, diagnosticar transtornos mentais envolve não apenas técnica, mas um caráter ético, uma vez que envolve a explicação do que é...
tracking img