A psicologia de gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A psicologia da Gestalt é um movimento que atua na área da teoria da forma. O design utiliza as leis da Gestalt o tempo todo, muitas vezes até de forma inconsciente. Ele ajuda as pessoas a assimilarem informações e entenderem as mensagens que são passadas. Este artigo visa explicar de forma detalhada o que é a Gestalt e como ela é aplicada no mundo do design gráfico e web design.
O que significaa palavra Gestalt?
Muita gente acha que é o sobrenome de algum psicólogo que teria fundado o movimento. Na verdade, é uma palavra de origem germânica que significa “forma” ou “figura”. Outros nomes pra psicologia da Gestalt são Gestaltismo, psicologia da forma ou simplesmente Gestalt.
Embora esse movimento tenha sido fundado por Max Wertheimer, o conceito de Gestalt foi primeiro introduzido nafilosofia e psicologia contemporânea por Christian von Ehrenfels. Outros nomes importantes da Gestalt são Kurt Koffka e Wolfgang Kohler.
Qual é o princípio básico da Gestalt?
Em termos mais gerais, é o conjunto de entidades físicas, biológicas, fisiológicas ou simbólicas que juntas formam um conceito, padrão ou configuração unificado que é maior que a soma de suas partes. Ou seja, o princípiobásico da teoria gestaltista é que o inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma de suas partes.

Vemos uma mesa como um objeto diferente do que apenas a soma de suas partes
Reza a lenda que a palavra “Gestalt” surgiu, em 1523, em uma das muitas traduções da Bíblia, onde significava “o que é colocado diante dos olhos”. A partir dessa tradição, lendária ou não, o significante“Gestalt”, que circula, eruditamente, desde as duas primeiras do século passado, nos vários campos do saber do mundo inteiro, indica uma integração de partes, em oposição à soma, que resultaria num todo. Na canção “Como dois e dois”, o poeta, musicista e cantor (um aedo pós-moderno, sem dúvida) brasileiro Caetano Veloso inscreve, depois de um jogo insistente de oxímoros, este refrão: “tudo certo como doise dois são cinco”, verso contundente que explicita, esteticamente, um conceito, deveras complexo.
Se toda tradução já constitui, per se, uma interpretação, o termo alemão “Gestalt” encontra, em português, estes correspondentes: “forma”, “estrutura”, “configuração”, que, em conjunto, dariam conta do significado daquele signo original. É como se o sentido do significante alemão resultasse de umaGestalt, configurando, estruturando, enformando, ao fim e ao cabo, um jogo sígnico triádico, que tangenciaria uma espécie de aporia ou, então, uma tautologia. Um outro repertório de signos metaforiza a categoria “Gestalt”: fulguração, iluminação, centelha, relampejo, revelação - verbos que seriam a tradução de “eureka” e “insight”. No zen-budismo, fala-se de “satori” - 悟 -, palavra japonesa,que se traduziria, no vernáculo, por “entender”, e apresenta o fenômeno do “Despertar Repentino”, o lugar da distinção entre experimentador e experiência, sabedor e saber; significa, então, o momento mágico da percepção, que se manifesta, por exemplo, na composição de um haicai, forma poética coruscante.
Consolidando-se, ao longo do século XIX, como uma vertente filosófica, a psicologiaestudava o comportamento, as emoções e a percepção, e vigorava o atomismo, corrente que buscava compreender o todo através do conhecimento das partes: uma imagem só seria percebida por meio dos seus elementos. Em oposição a esse processo, nasceu a Gestalttheorie (Teoria da Gestalt) , voltada, principalmente, para a percepção visual em obras de arte. A Psicologia da Gestalt, ou Psicologia da BoaForma, ou, ainda, Gestaltismo, Configuracionismo, foi protagonizada por Kurt Koffka (1886-1940), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Max Werteimer (1880-1943), professores na Universidade de Frankfurt, que, baseados nos estudos da psicofísica, que articula a forma e a percepção, postularam não se poder conhecer o todo senão por suas partes e as partes serem conhecidas apenas por meio do...
tracking img