Psicologia da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Descreva três características da concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem.
R- (Facilitador, auxiliar, que desperta o conhecimento que existe no aluno.)
(Que adota o regime do laisser-faire, deixar o aluno fazer que ele encontre caminho).
(Que policia a todo o momento, para interferir o mínimopossível).
2. Cite um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.
R- O professor usa de sua autoridade dentro da sala de aula e atua, estimulando seus alunos, indiferente que ele venha com facilidades de aprendizagem ou dificuldade, transforma a sala de aula, onde todos sãoiguais, com capacidades, direitos e deveres.
3. O conhecimento pode ser transmitido de acordo com a concepção apriorista? Justifique sua resposta.
R- Não, já nascemos com a capacidade de aprendizagem formada e vamos aprimorando com o passar do tempo, nos ambientes em que vivemos e na escola, com a ajuda do professor.
4. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.R- Na teoria da Gestalt, há fatores subjetivos e objetivos que compõem o insight. A aprendizagem é determinada pela percepção dar relações estruturadas no campo da percepção. Cabe a organização de estímulos que provoquem o processo perceptivo internos do indivíduo.
5. Em síntese, explique os conceitos de campo fenomenal, do self e da congruência, desenvolvidos por Rogers.
R- Campofenomenal é o mundo das coisas e das pessoas que no decorrer da vida atribui valores e significações a cada aspecto percebido.
Self é um conjunto de percepções que cada um tem de si mesmo e da vida, a parte do todo que dirige o comportamento de cada instante, em busca de auto-realização.
Sempre que agimos ou reagimos de acordo com o pensamos e sentimos, nosso comportamento estáde acordo com o nosso campo fenomenal.
Congruência desenvolve-se com perspectivas profundamente éticas de mútuo amor, aceitação e valorização, a atitude do homem atual em resposta ao mundo que o rodeia, para manter-se sempre atual e realizado.
6. O que motiva o estudante a aprender na escola, segundo Rogers?
R- É uma combinação entre o lógico e o intuitivo, o intelecto e ossentimentos, o conceito e a experiência, a ideia e o significado.
7. Rogers entende a aprendizagem como significante e experiencial. Escreva, com suas próprias palavras, as principais características dessa aprendizagem.
R- As características que Rogers entende como aprendizagem significante e experiencial são estas;
• “Tem uma qualidade de envolvimento pessoal”, isto é, a pessoa toda,em seus aspectos sensórios e cognitivos participa da aprendizagem;
• É auto-iniciada, isto é, o senso de descoberta, de alcance, de apreensão e compreensão, vem de dentro, mesmo quando o estímulo se origina do exterior;
• É difusa, isto é, provoca mudança no comportamento, e, talvez, na própria personalidade do aprendiz;
• É avaliada pelo próprio aprendiz, isto é, ele sabe se ela está atendendoa suas necessidades de conhecimento;
• Sua essência é o significado, que faz parte integrante da experiência como um todo.
8. Explique como a concepção empirista trata:
a) o conhecimento
R- O conhecimento é tratado como conteúdo, fechado, sem possibilidade de ser questionado ou de encontrar divergências que refletem.
b) o aluno
R- Ao aluno cabe o papel dereceber as informações, decorar e demonstrar que aprendeu por meio da nota recebida.
c) o professor
R- O professor é a autoridade máxima na escola. Ele sabe tudo, nunca erra,é o que seleciona os conteúdos, passa lições, faz correções e aplica provas, para avaliar os conhecimentos de seus alunos e alunas.
9. Imagine uma situação escolar vivida por você ou fictícia, e descreva como seria uma...
tracking img