Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Circulatório: Coração palpitando, vasos pulsando, sangue vazando de um ferimento – o sistema circulatório tem profundo impacto sobre nossa consciência. Cada parte do corpo depende de um fluxo estável do sangue que dá vida. A mais vital das bombas, o coração, é quase totalmente muscular e, se maltratado, pode enfraquecer-se e degenerar, comprometendo seu próprio suprimento sanguíneo.Distúrbios do coração e da circulação são geralmente aqueles causados por abuso e excesso: Tabagismo, excesso de alimento, que leva à obesidade, e pouco exercício físico, dando ai conjunto do sistema uma falta de propósito na vida.
Anatomia: O sistema circulatório é responsável por entregar oxigênio e outros nutrientes a praticamente todas as células do corpo e remover delas dióxido de carbono e outrosprodutos de excreção. Essa complexa rede também tem em comum com os sistemas nervoso e linfático estender-se para o interior de cada fenda do corpo. (PARKER, S. O livro do corpo humano. Grã Bretanha : Lea, 1995. 112 - 114 p.)
Sistema Respiratório: O oxigênio é vital para a vida. O sistema respiratório transfere oxigênio do ar para o sangue, para que o sistema circulatório possa distribui-lo,enquanto os sistemas muscular e esquelético conduzem os movimentos da respiração. O ar é frequentemente contaminado com partículas de poeiras, micróbios nocivos, alergenos e substâncias químicas perigosas, irritantes e causadoras de câncer; os fumantes aumentam deliberadamente estas últimas categorias. Todos esses itens podem lesar as delicadas partes do sistema, colocando os distúrbiosrespiratórios entre as mais comuns de todas as doenças.
Anatomia: O sistema respiratório, intimamente ligado ao sistema circulatório, é responsável por fornecer oxigênio a todas as células do corpo. Ele também é responsável por remover do oxigênio o dióxido de carbono potencialmente prejudicial. A boca e o nariz canalizam o ar atmosférico para o interior do corpo por meio de um sistema de pequenos tubos quechegam aos dois pulmões situados em cada lado do coração dentro da cavidade torácica. (PARKER, S. O livro do corpo humano. Grã Bretanha : Lea, 1995. 128 - 130 p.)
Sistema Digestório: As pessoas provavelmente têm maior percepção de seu sistema digestório do que de qualquer outro sistema, certamente devido às suas frequentes mensagens. Fome, sede, apetite, gases e a frequência e natureza dasdefecações são questões que afetam a vida cotidiana. Comer bem, juntamente com exercícios regular, é um dos fundamentos da boa saúde. Vegetais e frutas frescas em abundância, fibras adequadas e pouca gordura animal e sal são diretrizes dietéticas simples e essenciais para a manutenção do bem-estar de todas as partes do corpo, particularmente do coração, dos vasos sanguíneos, dos ossos e do própriosistema digestório.
Anatomia: O sistema digestório consiste numa longa via de passagem, conhecida como canal alimentar ou trato digestivo e órgãos associados, incluindo o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas. O trato digestivo começa na boca e contínua através do esôfago e dos intestinos até o ânus. Ao longo do seu trajeto, os alimentos são degradados e os nutrientes extraídos, enquanto osexcretas são eliminados. (PARKER, S. O livro do corpo humano. Grã Bretanha : Lea, 1995. 170 - 172 p.)
Sistema Urinário: Milhares de processos metabólicos em miríades de células do corpo produzem centenas de produtos de excreção. O sistema urinário os remove filtrando e limpando o sangue quando ele passa através dos rins. Outra função vital é a regulação de volume, acidez, salinidade, concentração ecomposição química do sangue, da linfa e de outros líquidos do corpo. Sob controle hormonal, os rins monitoram continuamente o que liberam na urina para manter um equilíbrio químico saudável. Distúrbios do sistema podem ser sutis, por isso os sintomas relacionados à micção devem ser prontamente relatados.
Anatomia: O sistema urinário é composto de um par de rins, um par de ureteres, uma bexiga...
tracking img