Psicologia da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA





PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM







Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, sob orientação do professor-tutor a distância Ms. Édina Domingues.






Passo Fundo – Rio Grande do Sul
2012SUMÁRIO



Apresentação...................................................................................................................02
1-Contribuições da Psicologia para a Educação..............................................................03
2- Significações e empregabilidade das teorias nos diversos contextos estudados.........05
2.1- Tabela: Aspectos Significativos de CadaTeoria......................................................06
3- Fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos................................07
4- Contribuições do jogo na Educação............................................................................09
4.1- Tabela: Contribuições do jogo na Educação............................................................11
Consideraçõesfinais........................................................................................................14
Referencias bibliográficas...............................................................................................15





















APRESENTAÇÃO

Nesse trabalho será discutida a importância e as contribuições da Psicologia para a Educação e as diversasteorias de aprendizagem. Serão apresentados alguns fatores que interferem no desenvolvimento humano. E veremos a importância dos jogos para a educação e alguns jogos serão explicitados. Para assim compreendermos melhor como efetuar o papel fundamental do professor, podendo colocar o que se aprende em prática.



1- Contribuições da Psicologia para a Educação


A Inclusão do Psicólogo na VidaEscolar e suas Finalidades

A psicologia e a pedagogia mantêm uma aliança antiga, através da psicologia aplicada ao ensino , mostrando a interação entre professor e aluno em buscar respostas sobre como se aprende, quem é o sujeito da aprendizagem ,como deve ensinar, mas sempre tendo em mente as características psicológicas de cada aluno, quando é valido aplicar punições e gratificações .A psicologia na escola também contribui na relação entre pais, professores e direção e demais pessoas que interagem no ambiente, ela também contribui muito para uma visão mais clara dos processos educativos. O professor pelo menos nas series iniciais tornasse uma figura substituta dos pais,herdando autoridade e sentimentos que a criança dirige a eles.
Para Vygotsky (1896-1934), a relação entreprofessor e aluno deve se dar em um ambiente de cooperação e respeito, para que aconteça um crescimento do saber, para ambos. O professor não deve impor o seu conhecimento ao aluno, e sim guiá-lo para que possa construir seu conhecimento pessoal, sendo o aprendiz, visto como um sujeito ativo e capaz. (...) sou a favor dos psicólogos práticos, a favor do trabalho prático e, portanto, emsentido amplo, a favor da ousadia e do aprofundamento de nosso ramo da ciência na própria vida.(Vygotsky,1968) .
Observamos que tem outras formas de interação entre professor e aluno para a construção da auto-estima e da autoconfiança, ajuda diretamente no processo de aprendizagem, nas interações, sentimentos de acolhimento, simpatia, respeito e apreciação. Da mesma forma, evidenciaram-sesentimentos de compreensão, aceitação e valorização do outro. Nesse sentido, podemos concluir que as experiências vividas em sala de aula permitem trocas afetivas positivas que, não só marcaram positivamente o objeto de conhecimento psicológico de cada individuo, como também favoreceram a autonomia e fortaleceram a confiança dos alunos em suas capacidades e decisões.
Consequentemente, em relação às...
tracking img