Caxumba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parotidite Infecciosa (Caxumba ou Papeira)

A parotidite infecciosa, popularmente conhecida como papeira ou caxumba, é uma doença de transmissão respiratória, causada pelo vírus da parotiditeinfecciosa. É uma doença da infância geralmente inócua, mas pode causar alguns problemas no adulto. A inflamação de uma ou ambas glândulas salivares parótidas, responsáveis por produzir saliva, são suaprincipal característica.

Epidemiologia


É altamente infeccioso. Os vírus são transmitidos por gotas de espirros, tosse, respiração em ambiente fechado ou por contato direto com a saliva. Podeser transmitido ao se compartilhar copos, pratos e talheres. O vírus também pode sobreviver fora do organismo por algumas horas e, em seguida, ser transmitido após o contato caso a pessoa encoste-sea ele e depois se encoste à mão na boca ou no nariz. A pessoa infectada com caxumba pode contaminar outros, entre aproximadamente seis dias antes do início dos sintomas até cerca de 9 dias apósinício dos sintomas. O período de incubação (tempo até o início dos sintomas) pode ser 14-25 dias, mas é mais tipicamente 14-25 dias, em média de 16 a 18.
O ser humano é o único hospedeiro natural. Ovírus atravessa a placenta, sem causar más-formações, mas pode causar aborto.

Progressão e sintomas

A parotidite infecciosa é uma enfermidade contagiosa aguda caracterizada por um aumento nãosupurativo de uma ou ambas as glândulas salivares parótidas, e também as outras glândulas salivares, sendo outros órgãos também acometidos. Complicações são mais comuns em homens após a puberdade.

Ovírus penetra pela boca e vai até à glândula parótida (canal de Stenon) onde se dá a multiplicação primária, viremia e localizaçãonos testículos, ovários, pâncreas, tireóide,cérebro, próstata, fígado, baço e timo. A multiplicação também se pode dar no epitéliosuperficial respiratório, viremia e localização nas glândulas salivares e outros órgãos.

Os sintomas mais comuns são[5]:

•...
tracking img