Psicologia da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anhanguera uniderp-interativa

Psicologia
Da
Aprendizagem

Equipe: Antonia Joselina Pereira Silva RA:347374
Marlúcia Araújo Bernardo RA: 346059
Maria Ivanir da Silva RA: 343691
Francisca Verlande Vieira da Silva RA: 298649

Tutor presencial: Gean Carlos

Pedra Branca-CEA importância da Psicologia para a Pedagogia

A contribuição da Psicologia no campo Educacional é um tema cativante e desafiador que permanece atual e proporcionando estudos e pesquisas de vários e renomados cientistas. Ocupa papel de fundamental importância e tende a intensificar-se cada vez mais. Ainda que tenhamos evoluído significativamente nos estudos sobre o tema, ocampo para pesquisas continua enorme. Deve-se lembrar sempre que essas contribuições precisam ser caracterizadas como um espaço de reflexão envolvendo a realidade escolar, assim como um espaço propício para a expressão das angústias e das ansiedades inerentes ao processo de formação.
A Psicologia no âmbito da escolar deve também contribuir para otimizar as relações entre professores e alunos,além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente.É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. Pois, uma vez a contribuição da psicologia inserindo na equipe educacional prepara os conteúdos a serem ensinados visando estabelecer outros e novos patamares para acompreensão dos fatos que ocorrem no dia a dia da escola, propiciando uma reflexão conjunta que possibilite o levantamento de estratégias que venham a sanar as dificuldades enfrentadas.
Palavras-chave: Educação, Psicologia, e reciclagem
A psicologia na educação possibilita a criança a apreender, planejar , direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, refletesobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma. Trata de buscar consolo em seus semelhantes e também no convívio social, através das atividades praticas realizada.
Tanto o medico como o psicólogo tem como se sabe, interesse em entender o efeito de drogas, doenças ou carências alimentares sobre o crescimento e odesenvolvimento, bem, como as alterações que provocam, do ponto de vista físico e psicológico, tanto na criança como no adulto. Neste sentido, a psicologia pode buscar dados e informações na medicina e vice-versa.
“Para que a apropriação das características humanas se de é preciso que ocorra atividade por parte do sujeito” é necessário que sejam formadas ações e operações motoras e mentais, como porexemplo, empilhar, puxar, comparar e ordenar.
A formação dessas habilidades se dá ao longo da interação do indivíduo com o mundo social. Ele deve dominar o uso de um numero cada vez maior de objetos e aprender a agir em situações cada vez mais complexa, buscando identificar os significados desses objetos e situações
A psicologia da aprendizagem é o processo através do qual a criança se própriaativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes. Nas inúmeras interações em que se envolve desde o nascimento, a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significadospara as suas ações e para as experiências que vivem. Com o uso da linguagem, esses significados ganham maior abrangências, dando origem a conceitos, ou seja, significados partilhados por grandes partes do grupo social. A linguagem, além disso, irá integrar-se ao pensamento, formando uma importante base sobre a qual se desenvolverá o funcionamento intelectual. O pensamento pode ser entendido,...
tracking img