Psicologia comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Qual a diferença entre comportamento incondicionado e condicionado? Como eles estão distribuído nos seres inferiores e nos seres humanos?
O condicionado é aprendido e o incondicionado não é aprendido. Nos seres humanos a quantidade de comportamento não -aprendido é muito limitada, sendo confinada a um grupo de respostas, principalmente de natureza fisiológica, chamado reflexos. Em seresinferiores, o repertorio de comportamento não aprendidos podem constituir grande parte do comportamento do organismo, por exemplo, os instintos constituem um padrão de reflexos de natureza altamente estereotipada, tendo sido demonstrado serem universais nas espécies.
2- Descreva o processo de condicionamento respondente.
Através de associações de um estimulo neutro com outro que provoca a respostanaturalmente, um reflexo incondicionado (UR) torna se o reflexo condicionado (CR). Essa mudança ocorre quando o estimulo condicionado (CS) for seguido pelo incondicionado (US) .
3- O que é reflexo condicionado atrasado?
Reflexo condicionado atrasado é onde o estimulo condicionado (CS) é apresentado durante um período de tempo anterior ao estimulo incondicionado (US), este reflexo é o mais difícilde se obter pois o CS adquiri a propriedade de eliciar a resposta .
4- Segundo os exemplos do autor, exemplifique respostas implicadas no processo de condicionamento respondente .
Apresentar uma luz e em seguida um choque na mão do sujeito experimental, e só suspender o choque quando o sujeito flexionar a mão. Feito o emparelhamento de estímulos, ao apresentar à luz, ele flexionará a mão sem apresença do choque.
5- O que são as “ respostas emocionais condicionadas” ?
Comumente o processo de condicionamento implica um grupo de respostas que estão sob controle de um único estimulo. Um exemplo é o dos músculos lisos e das respostas glandulares, que dependem do sistema nervoso autônomo. Essas respostas podem ser mudanças nos batimentos cardíacos, pressão sanguínea,a secreção adrenal,transpiração, salivação e atividades do estômago e intestino.
6- Segundo os exemplos do autor , como ocorrem as generalizações respondentes?
Quando o indivíduo passa a emitir a mesma resposta para estímulos parecidos fisicamente. 
7- O que é contracondicionamento? Dê um exemplo .
É , algumas vezes , aplicada para eliminar respostas indesejáveis previamente adquiridas. O processo implica ocondicionamento de reações incompatíveis e, desta maneira um conjunto de respostas é substituídos por outro. Ex: Uma criança com medo do medico ou dentista recebe um pirulito antes da injeção.

8- O que é condicionamento de ordem superior? Dê um exemplo .
Para obtê –lo , um outro estímulo é apresentado como CS . Ex: O sujeito vai diariamente ao banheiro, à mesma hora , de preferência logo após odesjejum , para aproveitar a resposta gastrocólica matinal e a hora escolhida torna se o novo CS, de tal modo que a pessoa possa finalmente abandonar por completo o antigo CS (Estimulação elétrica).
9 – Como ocorre a extinção?
Apresentando se o CS sem o estímulo reforçados incondicionado.
10- Quais variáveis influenciam na rapidez da extinção respondente ?
Uma resposta condicionada por muitospareamentos dos dois estímulos necessitara de muito mais respostas para se extinguir.
11- O que é o fenômeno da recuperação espontânea?
Depois da resposta parecer ter sido extinta, quando testada após alguns dias ela geralmente reaparece, o que realmente acontece é que a resposta em questão não foi totalmente extinguida, durante a primeira seção do experimento.
12- Por que, segundo o autor, éindicado que a extinção de um medo ocorra logo depois do comportamento ter sido adquirido?
Devido ao fato de os condicionamentos respondentes não desaparecerem com o “desuso”, mais somente através da extinção ou do contracondicionamento.
13-O que é aprendizagem por “ ensaio e erro ”e como ele está presente em nossas vidas?
O ensaio e erro é um tipo de aprendizagem que se caracteriza por uma...
tracking img