Resumo da obra a bela e a fera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A BELA E A FERA


HISTÓRICO

Em francês La Belle et la Bête, a primeira versão do conto foi publicado por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve,[1] em La Jeune Ameriquaine et les ContesMarins, em 1740.
A versão mais conhecida foi um resumo da obra de Madame Villeneuve, publicado em 1756 por Madame Jeanne-Marie LePrince de Beaumont,[2] no Magasin des enfants, ou dialogues entre unesage gouvernante et plusieurs de ses élèves. A primeira versão inglesa surgiu em 1757.
Variantes do conto foram surgindo através da Europa.[3] Um exemplo é a versão lírica francesa "Zémire et Azor",escrita por Marmontel e composta por Grétry, em 1771.

A versão de Villeneuve inclui alguns elementos omitidos por Beaumont. Segundo essa versão, a Fera foi um príncipe que ainda jovem perdeu o pai,e sua mãe partiu para uma guerra em defesa do reino. A rainha deixou-o aos cuidados de uma fada malvada, que tentou seduzi-lo enquanto ele crescia; quando ele recusou, ela o transformou em fera. Ahistória revela também que Bela não é realmente uma filha do mercador, mas a descendente de um rei. A mesma fada que tentou seduzir o príncipe tentou matar Bela para casar com seu pai, e Bela tomou olugar da filha morta do mercador para se proteger. Beaumont diminuiu o número de personagens e simplificou o conto.




















A BELA E FERA

Adaptação do Conto dos IrmãosGrimm
Narrador:
Era uma vez, um comerciante que morava com suas três filhas. A mais jovem era a mais linda a carinhosa, por isso era chamada de “BELA”. Um dia o pai teve de viajar para longe anegócios. Reuniu as três filhas e disse:

Pai:
Não ficarei fora por muitos tempo. Quando voltar trarei presentes. O que vocês querem?

Narrador:
As irmãs de Bela pediram presentes caros...

1ªirmã:
Um vestido de seda dourado com pedras preciosas.

2ª irmã:
Um anel de brilhante.

Narrador:
Bela permanecia quieta, o pai se voltou para ela e falou:

Pai:
E você Bela, o que quer...
tracking img