PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL

838 palavras 4 páginas
PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL

A moderna Psicologia estuda o comportamento do homem e de alguns animais e suas relações sociais. De modo geral, os psicólogos preferem dizer que ela estuda o comportamento. Como o homem não se comporta no vácuo, fica subentendido que esse comportamento tem sentido social.
Há, porém os que preferem dizer que a psicologia estuda o comportamento e a experiência. Embora o psicólogo esteja interessado na experiência, realmente ocupa-se mais da analise do comportamento. Ela é inferida das reações musculares e glandulares que podem era observadas pela cientista ou captadas por instrumentos
O comportamento
Por comportamento entendemos as atividades de um organismo que podem ser observadas por uma pessoa ou registradas pelos instrumentos de um cientista. Um homem anda de bicicleta, dirige automóvel, pinta um quadro, é entrevistado numa emissora de televisão , orienta o treinamento de esportistas, enfim em uma serie de atividades diárias que pode ser observadas. Podemos, também, submetê-lo a testes de inteligência, avaliar suas realizações em condições rigidamente cientificas. Suas atividades, suas reações que observamos chamamos comportamento, conduta (behavior). As reações do individuo refletem atividades mentais (raciocinar, perceber, imaginar, memorizar...) afetivas (sorrir, chorar,amar, odiar) e motoras (andar, correr , pular, comer, escrever...). chamamos de atividades mentais aquelas que é marcante a participação do córtex cerebral; afetivas são as que decorrem de uma participação maior do sistema nervoso autônomo; e motoras são aquelas e que é predominante os movimentos dos músculos estriados. Mas, como é fácil de se deduzir, quando estamos em situação (estímulos físicos e sociais), nossas reações são mentais afetivas e motoras simultaneamente. Em cada situação o organismo apresenta um conjunto de respostas, reações reflexos que denominamos, conduta, comportamento.
Tipos de comportamento
Os psicólogos fazem uma distinção entre o

Relacionados