Psicologia -caso concreto - aula 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Aula: 5 - Psicologia Aplicada ao Direito
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
Título
5 - Psicologia Aplicada ao Direito
Número de Aulas por Semana
1
Número de Semana de Aula
5
TemaSociedade: Grupos; Organizações; Instituições. Análise do poder nas Organizações
Objetivos
Ao final desta aula, o aluno será capaz de:
   Conhecer as diferenças entre grupos, organizações einstituições, na sociedade, segundo a Psicologia Social;
   Identificar alguns processos que ocorrem nos grupos e os diferentes tipos de grupos;
   Interpretar as estruturas de poder nas organizações.Estrutura do Conteúdo
A proposta desta aula é chamar a atenção do aluno para as diferenças entre os conceitos de grupo, organizações e instituições, além de apresentar algumas características dos grupossociais.
 Conteúdos:
O professor deverá demonstrar aos alunos a importância do viver em sociedade para a formação do indivíduo. Serão apresentados os conceitos de: instituição, como valor ou regrasocial reproduzida no cotidiano como estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas. Para a formação destes valores ou regras é necessário que oprofessor explique o processo de institucionalização que ocorre em cada sociedade, em cada cultura. As organizações devem ser apresentadas aos alunos como a base concreta da sociedade, ou seja, o poloprático das instituições. Por fim, o professor levará o aluno a conhecer a importância do estudo dos grupos para a Psicologia e para o Direito. A dinâmica dos grupos deverá ser estabelecida juntamentecom o processo grupal. Diferentes tipos de grupos e de liderança deverão ser descritos.
 O aluno deve compreender as estruturas de poder que permeiam as organizações, com enfoque, especial, nasorganizações penitenciárias. O professor deverá apresentar ao aluno algumas noções sobre a representação do poder para Michel Foucault. Deverá ser uma explanação introdutória, dada a complexidade do...
tracking img