Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Ensino
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

Título
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
Código da disciplina SIA
CCJ0004
Número de semanas de aula
15
Contextualização
Esta disciplina pretende ser um espaço de reflexão sobre algumas questões que parecem fundamentais no campo do Direito. Apresenta um caráter prático, refletido na realização de exercícios sobre casos concretos na área erelatos de experiências, além de alguns conceitos teóricos, necessários para contextualizar a prática do psicólogo na área jurídica.
O percurso realizado pelos estudantes nesta disciplina tem um duplo sentido. Por um lado, proporcionar situações de contato com a prática da Psicologia no judiciário, interpretando-a e discutindo-a, mediante a análise do trabalho profissional e do acompanhamento denossa realidade social. Por outro lado, pretende-se proporcionar aos estudantes a possibilidade de terem contato com aspectos  subjetivos que envolvem esta prática, desenvolvendo uma atitude interdisciplinar.
Ementa
Introdução ao estudo da Psicologia. Aspectos psicológicos das relações humanas. Relação entre Psicologia e Direito. As práticas psicológicas e suas aplicações no contexto jurídico.Avaliação psicológica no judiciário.
Objetivos gerais
Reconhecer, demonstrar e aplicar a contribuição do conhecimento psicológico às áreas e questões da Ciência do Direito;
Construir a formação de profissionais da área do Direito a partir de uma sistematização de conhecimentos da Psicologia, com o objetivo de aumentar, através deste conhecimento, sua capacidade competitiva no mercado detrabalho.
Objetivos específicos
Compreender conceitos psicológicos fundamentais sobre as relações humanas em diferentes situações.
Explicar a intercessão entre a Psicologia e o Direito. Identificar as questões conflituais no campo jurídico.
Discutir os vários campos de atuação da Psicologia no contexto jurídico e suas formas de avaliação.
Conteúdos
Unidade 1. Introdução ao Estudo da Psicologia.Psicologia científica e senso comum. Objetos de estudo da Psicologia. Fenômenos psicológicos. O Indivíduo: Personalidade, formação e desenvolvimento; Desenvolvimento psicossocial. A Família: Representações sociais de gênero; Relações afetivas; Tipos de famílias. Sociedade: Grupos; Organizações; Instituições: Análise do poder nas Instituições. Exclusão social: Noção de exclusão social; Pressupostospsicossociais de exclusão social.
 
Unidade 2. Aspectos Psicológicos das Relações Humanas. Relacionamento interpessoal, relacionamento do operador de Direito com a sociedade e a mídia. Influências Sociais. Preconceitos, estereótipos e discriminação. Comportamento: Comportamento antissocial e violência.
 
Unidade 3. A Psicologia como ciência e suas interfaces com o Direito. A Psicologia, oJudiciário e a busca do ideal de Justiça (primórdios da Psicologia aplicada ao Direito). Lei Jurídica X Lei Simbólica: leis organizadoras da vida em sociedade. Transgressão e Lei Simbólica. Mediação de conflitos. Teoria do conflito e os mecanismos autocompositivos. Técnicas de negociação e mediação. Procedimentos, posturas, condutas e mecanismos para obter a solução conciliada dos conflitos.
 Unidade 4. As Práticas Psicológicas e suas Aplicações no Contexto Jurídico. Área Cível: Família. Área Penal; Sistema Penitenciário; Infância, Juventude e Idoso; Juizados Especiais e Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a mulher.
Unidade 5. O Processo de Avaliação Psicológica no Judiciário. O processo psicológico e a obtenção da verdade judicial. O comportamento das partes e testemunhas.Aspectos éticos. Documentos elaborados pelo psicólogo no Judiciário.
Indicação do material didático
Nome do Livro: Introdução à psicologia
Nome do Autor: Charles G. Morris e Albert A. Maisto
Editora: Pearson Education
Ano: 2003
Edição: 6
ISBN  9788587918680
Nome do Capítulo: A Ciência da Psicologia (39 páginas)
 
Nome do Livro: Psicologia Jurídica
Nome do Autor: FIORELLI, José Osmir;...
tracking img