Psicologia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Uma das teorias, elaborada por Abraham Maslow, parte do pressuposto que existe uma hierarquia nas necessidades humanas. Nesta, são apresentadas três tipos de necessidades: as biológicas, que umavez satisfeitas abrem espaços para as necessidades sociais, as quais satisfeitas, dão lugar as verdadeiras necessidades psicológicas. Seqüencialmente as necessidades estão dispostas da seguinte forma:necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de auto-realização. Entretanto, é importante salientar que nem sempre essa hierarquiaé rigorosamente seguida.

3. Herzberg desenvolveu uma pesquisa com engenheiros e contadores de vários países (inclusive comunistas) que tinha por objetivo identificar o que motivava os trabalhadores.Além das categorias, ele também desenvolveu a investigação junto a supervisores de nível inferior, profissionais liberais do sexo feminino, administradores agrícolas, funcionários de manutenção dehospitais, supervisores industriais e enfermeiras entre outros. A pergunta básica feita por Herzberg para estas pessoas foi “Que ocorrências no trabalho lhes haviam proporcionado extrema satisfação ouextrema insatisfação” (p.8). Também pediu que descrevessem as condições que as levaram a esse sentimento. O que se descobriu a partir dai foi que os fatores que geram satisfação (e motivação) notrabalho são independentes e distintos dos fatores que conduzem à insatisfação no trabalho. Diante disso, afirma que o oposto de satisfação no trabalho não é insatisfação, mas sim nenhuma satisfação notrabalho. Da mesma forma, o oposto de insatisfação no trabalho não é satisfação, mas nenhuma insatisfação no trabalho.

Quando os fatores de higiene são otimizados, evitam insatisfação. Entretanto,quando existe uma otimização dos fatores de motivação, geralmente provocam satisfação. São considerados como fatores higiênicos as políticas organizacionais e de administração, a supervisão, o...
tracking img