Nr-32

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Doenças Ocupacionais devidas a Agentes Biológicos
Histórico
Os agentes biológicos constituem-se no mais antigo risco ocupacional de que se tem notícia Bernadino Ramazzini (1992:66), Pai da Medicina do trabalho, em sua obra-prima datada de 1700, já fazia referência às doenças dos coveiros:
“A ploebe, nas suas paróquias, põe os seus mortos amontoados em promiscuidade dentro de grandessepulcros; quando os coveiros descem a esses antros fétidos, cheios de cadáveres semi-pútridos, para depositarem outros mortos que trazem, expõem-se a perigosas doenças como febres malignas, morte repentina, caquexia, hidropsias, catarros sufocantes e outras doenças mais, muito graves; apresentam face cadavérica e aspecto amarelado como quem vai trabalhar no inferno. Pode acreditar-se que a causa maisativa e pior desses males pestíferos está na descida ao sepulcro pois, no seu interior, respira-se necessariamente uma atmosfera pestilenta, a qual se incorporam os espíritos animais, inabilitando-os para a sua função, isto é, para a manutenção de toda a máquina vital.”
Este grupo abrange aqueles fatores de risco decorrentes da ação dos agentes biológicos: vírus, bactérias, fungos, protozoários eetc. presentes em materiais biológicos, veiculados por seres animados (vetores) e por objetos contaminados.
O risco de contaminação é agravado pela precariedade das condições de asseio e higiene em espaços laborais – vestiários, banheiros, refeitórios, bebedouros e etc. – as quais também podem existir no acondicionamento, transporte, destino do lixo e na captação e tratamento de esgoto.
Nosprocessos produtivos das indústrias alimentícias, farmacêuticas e de cosméticos, os trabalhadores manipulam materiais orgânicos como vísceras, ossos, soros que podem estar contaminados e até algumas matérias orgânicas em estado de putrefação que são utilizadas como matérias – primas. No setor de serviços como os hospitais e laboratórios, o contato com organismos biológicos e materiais orgânicos émaior que em outros setores, aliás é inerente ao próprio trabalho. Também os trabalhadores rurais estão sujeitos a serem picados por cobras, escorpiões ou atacados por outros animais, além do contato com animais portadores de diversos tipos de afecções.
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS
QUE PODEM ESTAR RELACIONADAS COM O TRABALHO
I. Tuberculose (A15-19.-)
II. Carbúnculo (A22.-)
III.Brucelose (A23.-)
IV. Leptospirose (A27.-)
V. Tétano (Do Adulto) (A35.-)
VI. Psitacose, Ornitose (Doença dos Tratadores de Aves) (A70.-)
VII. Dengue (Dengue Clássico) (A90.-)
VIII. Febre Amarela (A95.-)
IX. Hepatite Viral (B15-B19.-)
X. Doenças pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) (B20-B24.-)
XI. Dermatofitose e Outras Micoses (B35-B36.-)
XII. Candidíase da Pele e das Unhas(B37.2)
XIII. Paracoccidiodomicose (Blastomicose Sul Americana,
Blastomicose Brasileira, Doença de Lutz) (B41.-)
XIV. Malária (Relacionada com o Trabalho)(B50-B54.-)
XV. Leishmaniose Cutânea e Leishmaniose Cutâneo-Mucosa (B55.1 e B55.2)

TUBERCULOSE
Doença progressiva ou crônica que resulta da infecção por Mycobacterium tuberculosis (adquirida geralmente por inalação) ou Mycobacteriumbovis (adquirida geralmente por ingestão de material infectante). É classificada em pulmonar e extrapulmonar (tuberculose pleural, tuberculose miliar, meningoencefalite tuberculosa, tuberculose linfonodal, tuberculose renal, tuberculose ósteo-articular e da coluna vertebral).
De acordo com as explicações de patogenia e imunidade da tuberculose vigente, a tuberculose-doença ocorre quando:
• a)nainfecção inicial, devido a um número excessivo de bacilos e/ou fatores que diminuem a capacidade de resposta imune do hospedeiro, o equilíbrio não chega a se estabelecer;

Processo inflamatório

O indivíduo que entra em contato pela primeira vez com o bacilo de Koch não tem, ainda, resistência natural. Mas adquire. Se o organismo não estiver debilitado, consegue matar o microorganismo antes...
tracking img