Psicogenese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual da Univates para trabalhos acadêmicos

244

APÊNDICE A – Roteiro para elaboração de artigo científico pela ABNT

ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
Beatris Francisca Chemin*

O artigo inicia pelo título (e subtítulo, se houver) centralizado, em fonte tamanho 14; o subtítulo (se houver) deve ser separado por dois pontos e escrito na língua do texto.

Nome do(s) autor(es) em fonte12, alinhado à direita.

Resumo: Constituído de sequência de frases concisas e objetivas, com até 250 palavras. Traz o tema principal do trabalho, a categoria do que está sendo tratado (relatório de pesquisa, artigo, comunicação etc.), seguido do(s) objetivo(s), método(s), resultados, conclusões da pesquisa. Recomenda-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular, com a partículaapassivadora ‘se’ quando for o caso. Redação em espaço simples e fonte tamanho 10. Palavras-chave: Palavras representativas do conteúdo do trabalho. Elas são separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Utilizar poucas palavras ou expressões. Exemplo: Direitos sociais. Lazer. Saúde. Qualidade de vida.

1 INTRODUÇÃO Depois das palavras-chave, deixar alguns espaços (2 ou 3) napágina e iniciar a digitação do corpo do texto, em espaço 1,5 e letra tamanho 12: INTRODUÇÃO, que é a parte textual inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa, a justificativa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

* Descrever em nota de rodapé breve currículo do(s) autor(es), especialmente titulação acadêmica, vínculoinstitucional e e-mail para contato. Beatris Francisca Chemin

Manual da Univates para trabalhos acadêmicos

245

2 TÍTULO DO TÓPICO Depois, vem o desenvolvimento, que é a parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado, apresentado numa sequência lógica, sem mudança de página; não existem capítulos, mas tópicos numerados progressiva eescalonadamente sob a forma de seções (relacionadas a procedimentos metodológicos, referencial teórico, resultados, discussão etc.) no que for necessário. O desenvolvimento do artigo se divide em seções e subseções, conforme a NBR 6024/2003, que variam conforme a abordagem do tema e do método. Mais detalhes você encontra no Cap. 5 do Manual.

2.1 Detalhamento de aspectos do desenvolvimento do artigo Para darmaior objetividade ao texto, devem ser usados verbos na terceira pessoa do singular, com a partícula apassivadora ‘se’ quando for o caso: ‘verifica-se que...’, ‘tratase de ...’, ‘acredita-se que...’, ‘será analisada a ...’, ‘é possível verificar que...’, ‘o estudo trata do...’, ‘a pesquisa demonstrou que...’, e não ‘eu verifiquei que ...’, ‘nós verificamos que ...’. As equações e fórmulas, quandohouver, devem aparecer destacadas no texto, para facilitar a sua leitura. A NBR 14724/2005 orienta que na sequência normal do texto é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte os elementos das equações e fórmulas (expoentes, índices e outros); quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espaço, elas devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais deadição, subtração, multiplicação e divisão. As descrições apresentadas na parte textual devem ser suficientes para a fácil compreensão do assunto estudado; para isso, é importante que as ilustrações essenciais ao entendimento do texto (ex.: tabelas, gráficos, quadros, figuras etc.) constem do desenvolvimento do trabalho, e a quantidade dessas ilustrações deve ser comedida dentro da totalidade daextensão do artigo.

Subtítulos do desenvolvimento escritos em negrito, corpo tamanho 12, alinhados à esquerda. Não vai ponto no último indicador numérico.

Beatris Francisca Chemin

Manual da Univates para trabalhos acadêmicos

246

As ilustrações, quando houver, devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho do texto a que se referem; mais informações no Cap. 6, item 6.12....
tracking img