Artigo diagnostico microbiologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE FARMÁCIA – 3 SEMESTRE
DISCIPLINA MICROBIOLOGIA
PROFESSOR:
07 DE JUHO DE 2010

ARTIGO

DIAGNÓSTICO BACTERIOLÓGICO DAS INFECÇÕES
DO TRATO URINÁRIO - UMA REVISÃO TÉCNICA

CAMARGO ILBC; MASCHIETO A; SALVINO C & DARINI ALC. Diagnóstico bacteriológico das infecções do trato urinário - Uma revisão técnica. Medicina, Ribeirão Preto, 34: 70-78, jan./mar. 2001.






RESUMO DOARTIGO


A Infecção Trato Urinário (ITU) é a doença mais comum e reincidente entre os humanos. Mais o que e o trato urinário? Para falar sobre o assunto precisamos entender sobre o que vamos falar. O trato urinário é uma inflamação superficial da mucosa da bexiga, se tratam de uma infecção muito freqüente nas mulheres, estima-se que 25% a 30% das mulheres adultas terão pelo menos um episódiode infecção urinaria durante sua vida.
A contaminação do trato urinário em mulheres se da por vias ascendentes a partir de germes, a bactéria entra pela uretra e se localiza na bexiga podendo permanecer ou ate mesmo crescer e pode atingir outras partes do trato urinário como ureteres ou rins, causando assim uma infecção muito maior.
O exame bacteriológico de urina pode ser uma ajudavaliosa no diagnóstico e no controle terapêutico a urina é um excelente meio de cultura para a maioria dos microrganismos que infectam o trato urinário e o crescimento bacteriano pode ocorrer na urina “in natura”, resultando em contagens elevadas em infecções estabelecidas não tratadas, ou mesmo por contaminação da genitália externa. Como critérios de avaliação de bacteriúria considerável,utilizam-se, na prática, dois critérios: o de Kass e o de Stamm ET al. Kass são consideradas amostras compatíveis com ITU aquelas com contagem de colônias igual ou maior a 100.000 UFC/mL (Unidades formadoras de colônia por mililitro de urina). Já, segundo Stamm, são consideradas amostras compatíveis com ITU aquelas com contagem de colônias igual ou maior a 100 UFC/mL. A utilização desses critérios é decompetência do clínico a cada situação já que cada tem sua caracteriscas. Deve-se considerar a possível contaminação da amostra através da microbiota vaginal, o que aumentaria muito o número de resultados falso-positivos,se o critério utilizado for o de Stamm, por se tratar de um exame mais sensível,mais temos que levar em consideração que e este critério se adéqua melhor à realidade pediátrica,na qual, muitas vezes, os critérios de Kass, porem mais especifico mais são pouco sensíveis a determinadas situações clínicas.
De acordo com alguns estudos chegam a conclusão que os dois critérios deverão ser utilizados, sempre acompanhados de dados clínicos compatíveis para que se diagnostique ITU. Atualmente, os critérios de Stamm são utilizados para crianças e mulheres jovens. Algunsdados mostram que a simples presença deste grupo de bactérias seria um forte indício de contato peniano-vaginal, já que elas estão presentes na microbiota normal do pênis.
Outros microrganismos, incluindo Klebsiella SP, Enterobacter SP, Proteus SP, Pseudômonas SP. e Enterococcus SP, são, freqüentemente, encontrados em pacientes com lesões obstrutivas, doenças paralíticas, afetando a funçãorenal, ou naqueles que foram manipulados no trato urinário. Staphylococcus aureus, ocasionalmente, causa cistite e raras infecções ocorrem com S. epidermidis.
Para o colhimento do material a ser analisado e preciso ter alguns
cuidados como: São recomendados, colher a urina matinal, pois as contagens bacterianas são mais altas devido à incubação noturna na urina contida na bexiga. Aurina de pacientes que estão recebendo líquidos diuréticos pode estar diluída, reduzindo a contagem de colônias. Os cuidados na colheita, preservação e transporte dos espécimes de urina e muito importante. As melhores técnicas de laboratório para contar e identificar bactérias são de pouco valor, se o espécime não é colhido adequadamente e levado ao laboratório, sem demora ou sob refrigeração...
tracking img