Minu mundos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mini-mundos

Caso 1 – Controle de Contas Correntes

O sistema a ser construído é um sistema de manutenção e controle de contas correntes e aplicações financeiras de um banco – Banco Extra. Os clientes do Banco Extra podem ser pessoas físicas ou jurídicas. O sistema suporta um cadastro de clientes (nome, endereço, telefone, filiação, nacionalidade, naturalidade, identidade,CPF/CNPJ), onde os clientes são identificados por um código de cliente que os identifica univocamente. As pessoas físicas possuem CPF e as jurídicas CNPJ mais o nome e telefone de uma pessoa para contato. Cada cliente cadastrado pode ter várias contas correntes, com vários dependentes e várias contas de poupança para cada conta corrente. Mensalmente o gerente de cada agencia deseja obter uma relação dasnovas contas correntes.

Entende-se por poupança como sendo uma conta que possui um valor, um prazo de aplicação a uma taxa de juros, cuja taxa é definida no vencimento da poupança. O número da poupança é seqüencial por conta corrente.

As aplicações pré-fixadas são aplicações de um valor em um prazo pré-determinado a uma taxa de juros previamente definida. Uma contacorrente pode ter varias aplicações pré-fixadas ligadas a ela.

Tanto a conta corrente quanto a poupança deve manter um histórico de todas as movimentações de crédito, débito e transferência. O histórico da aplicação de pré-fixados é mantido na conta corrente. A qualquer momento, o cliente pode obter um histórico de sua conta corrente ou poupança.





Caso 2 – Acervo de ReceitasUma empresa deseja informatizar o acervo de receitas que ela inventa, e comercializa sob a forma de livros. Estão envolvidos na elaboração das receitas e dos livros os cozinheiros, os degustadores (que controlam a qualidade das receitas), e os editores dos livros.

Todas estas pessoas são empregados da empresa, e são caracterizados por um RG(único), nome, data de ingressona firma, e salário recebido. Cada receita tem um nome, foi inventada por um cozinheiro numa data, e pertence a uma categoria. Podem existir diferentes receitas com o mesmo nome, mas um mesmo cozinheiro não elabora duas receitas com o mesmo nome. Uma categoria é extraída de uma lista de categorias elaborada pela empresa (ex: carne, ave, bolo, torta, sopa, etc).

É norma da empresa nãopermitir a elaboração de receitas que não pertençam a categorias registradas pela firma, não sendo possível existirem receitas para categorias recém criadas. Diversos ingredientes (ex: açúcar, farinha, leite) são usados para elaborar uma receita, cada um deles usado numa certa quantidade (ex: 2) e numa certa medida (ex: colher de cha, xícara, ml). A medida pode ser opcional para certosingredientes (ex: ovo). Uma receita possui também uma descrição de seu modo de preparação, e o número de porções que rende. Cada ingrediente possui um nome único e uma descrição. Receitas podem ser testadas por degustadores. Cada teste envolve um degustador, é executado em uma data e envolve a atribuição de uma nota. Podem existir receitas sem teste, mas todo degustador contratado pela firma já executou pelomenos um teste. A empresa edita livros de receitas, nos quais, obviamente, constam diversas receitas. Essas receitas podem ou não ser inéditas, ou seja, já terem sido publicadas em outros livros. Além de suas receitas, cada livro é caracterizado por um título único, um código ISBN (também único), e pelo editor do livro.






Caso 3 – Sistema Cinema




Um cinema possuivárias salas de cinema, as quais exibem filmes em horários diversos. O cinema tem interesse em saber quais filmes estão atualmente em cartaz, em que salas e em que horários. Cada sala possui um nome (único) e capacidade (número de lugares). Os filmes são caracterizados por seu nome em português, nome na língua original (se estrangeiro), diretor, ano de lançamento, tipo, e sinopse. Não existem dois...
tracking img