Psicanalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
a psicanálise surgiu com o médico Freud, em 1980, com o objetivo de estabelecer tratamentos dos sintomas histéricos e neuróticos. Definiu com isso que o aparelho psíquico é dominado pelos princípiosda realidade e do prazer. O princípio da realidade propicia a renúncia da satisfação imediata tendo uma situação real na realidade. O princípio do prazer é o processo primário que liberta e rompebarreiras distantes da razão.

Verificou-se que, a partir de Sigmund Freud ocorreu uma transformação que foi capaz de alterar todo pensamento referente a vida psíquica do ser humano. Adotando umaabordagem científica, esse autor criou a psicanálise por meio de observações das regiões obscuras e dos processos misteriosos do psiquismo, transformando-a em teorias e métodos. Para Freud a compreensão doser humano só pode ocorrer por meio de um resgate da historia pessoal do indivíduo ligada à sociedade e aos grupos de seu pertencimento.

Entende-se, com isso, que teoricamente a psicanálisefreudiana é caracterizada pela sistematização do conjunto de conhecimentos oriundos do funcionamento psíquico do ser humano. Metodologicamente, traduziu-se num método interpretativo buscando o significadodas produções imaginárias humanas. Por conseqüência, transformou-se numa prática profissional com referência ao modo de tratamento buscando a cura e o auto-conhecimento.

O funcionamento psíquico paraFreud se dá por meio do aspecto econômico, o tópico e o dinâmico. Assinala ele que o aspecto econômico se dá em razão da existência de uma quantidade de energia que alimenta os processos psíquicos. Otópico é onde ocorrem sistemas que identificam a natureza e o modo de funcionamento psíquico. E o dinâmico, é onde ocorre a pulsão que reside no interior do psiquismo como uma força conflitante.Por isso, a primeira teoria sobre as estruturas do aparelho psíquico foi o primeiro passo na direção do entendimento da personalidade, sendo assentada sobre três instâncias psíquicas ou sistemáticas,...
tracking img