Psicanalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DONALD W. WINNICOTT

BIOGRAFIA

O analista inglês Donald Woods Winnicott (Plymonth, 1896 – Londres, 1971) formou-se em medicina em 1920 como pediatra. Interessado por psicanálise e psicossomática, aos poucos, seu atendimento pediátrico evoluiu para psiquiatria infantil.
Percebeu que bebês se tornavam emocionalmente doentes já nas primeiras semanas de vida, embora a psicanálise tradicionalde Freud fosse centrada no Complexo de Édipo e nas origens das patologias a partir dos dois anos de idade. Por isso, passou a ser seguidor de Melanie Klein.
Na década de 30, por dez anos teve a supervisão de Melanie Klein em seu trabalho psicanalítico com crianças. No entanto, com o tempo suas convicções pessoais e seus estudos o levaram a construir uma teoria psicanalítica diferente, em algunsaspectos, das instruções teóricas e práticas de Klein. Winnicott se viu líder de um grupo de psicanalistas que se autodenominava "independente", o chamado "Middle Group" da Sociedade Britânica de Psicanálise. O Middle Group atuava e forma independente tanto da liderança de Melanie Klein, quanto da liderança de Ana Freud, filha de Freud.
Como psiquiatra responsável pelo plano de evacuaçãogovernamental na Inglaterra, tinha como função oferecer abrigos para crianças vítimas da Segunda Guerra na Inglaterra. Percebeu que as crianças já traziam dificuldades de seus lares, as quais dificultavam sua adaptação em novos lares. Para algumas, a guerra seria benéfica por afastá-las dos lares desajustados e possibilitar nova situação de vida. Daí surgiu suas teorias sobre deliquência e distúrbios decaráter. Enfim, verificou a importância do ambiente na origem formativa dos transtornos psíquicos.
Winnicott faleceu em 1971, e deixou uma obra que vem alcançando, nos últimos anos, o reconhecimento merecido. As ideias de Winnicott eram rejeitadas pelos psicanalistas ortodoxos. Seu grande respeito e mesmo afeição pessoal por Jacques Lacan, não serviu, obviamente, para torná-lo mais aceitável aosolhos dos "ortodoxos".

Principais aspectos da teoria e suas contribuições
à educação e à psicanálise

A teoria psicanalítica de Winnicott entende o ser humano não como um objeto da natureza, mas sim como um sujeito que necessita do outro e de seus cuidados e atenção para existir. Dessa forma, podemos afirmar que o pensamento de Winnicott não se enquadra mais na estrutura do pensamentocientífico-naturalista.
Para ele, o ser humano é uma amostra no tempo da natureza humana, pois vive entre dois nadas, o período antes do nascimento e o outro depois da morte. Em Winnicott, isto significa dizer que o que está em jogo na natureza humana e o que a constitui é o seu acontecimento como ser humano, isto é, a sua continuidade de ser como pessoa.
Winnicott entende a vida humana como umintervalo que contém em si mesmo dois fins. Este é um período circular que se inicia quando o bebê está experienciando o seu estado de solidão absoluta e termina com o retorno ao mesmo ponto, ou seja, com a morte. Portanto, o ser humano surge de um não-ser para o ser.
Assim, o que lhe garante saúde o suficiente para alcançar o outro nada é ser de maneira contínua no tempo desde o início, ou seja,desde o nascimento até a morte. A ruptura desse ciclo, principalmente no início da vida do ser humano, favorece uma existência difícil, que pode ser marcada por graves distúrbios psíquicos como, por exemplo, psicoses e esquizofrenias. Essa forma de interpretar a natureza humana não pode ser calculada ou mensurada, pois está baseada nas adversidades e na fragilidade da vida humana e só assim podeser compreendida.
Winnicott desenvolveu a teoria do amadurecimento, a qual se inscreve como um paradigma na história da psicanálise. Como suas ideias recusam o naturalismo e o determinismo, ou seja, o entendimento do ser humano como um objeto, percebemos que a teoria de Winnicott difere da psicanálise tradicional, de Freud e Klein.
Para Winnicott, desde o início a vida é difícil em si mesma,...
tracking img