Prova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

VESTIBULAR
1º/2006 TURMA A
EXAME 1
PORTUGUÊS Redação – Gramática – Literatura MATEMÁTICA INGLÊS

Campus SBC - Av.Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972 - 09850-901 - S.B.Campo-SP - (11)4353-2900 Campus Liberdade - Rua Tamandaré, 688 - 01525-000 - São Paulo-SP - (11)3207-6800 www.fei.edu.br – E-mail: info_fei@fei.edu.br

INSTRUÇÕES -EXAME 1

1. Verifique se este caderno contém 50 questões numeradas de 1 a 50 e o tema da Redação. 2. A duração total da prova é de 4 (quatro) horas e a permanência mínima em sala é de 90 minutos. 3. As respostas das questões deverão ser transcritas para a Folha de Respostas, que somente poderá ser solicitada ao fiscal da sala após o prazo de 60 minutos. Antes de solicitá-la, preencha o rascunhodessa folha, que está impresso no seu caderno de questões. 4. Cada questão apresenta cinco alternativas, das quais somente uma é correta. 5. Preencha a Folha de Respostas com muito cuidado, pintando com caneta azul ou preta os alvéolos correspondentes às suas respostas. Não esqueça de assiná-la. 6. Serão consideradas erradas as questões não respondidas, respondidas com mais de uma alternativa ou comrespostas rasuradas. 7. As respostas erradas não anulam as respostas certas. 8. Não é permitido o uso de calculadoras.

PORTUGUÊS O texto abaixo é a transcrição integral de um conto de Rubem Fonseca. Considerando sua estrutura não convencional, leia-o com muita atenção e responda às questões que seguem:
Os músicos
1.

3.

6.

9.

12.

15.

18.

“Faz calor. Os grandes espelhos daparede vieram da Europa no fundo do porão; cristal puro. “Tua avó fez risinhos e boquinhas, namorou dentro desse espelho”. Respondo: “Minha avó nunca viu esse espelho, ela veio noutro porão”. Nesse instante chegam os músicos, três: piano, violino, bateria; o mais moço, o pianista tem quarenta anos, mas é também o mais triste, um rosto de quem vai perder as últimas esperanças, ainda tem um restinhomas sabe que vai perdê-las num dia de calor tocando os Contos dos Bosques de Viena, enquanto lá embaixo as pessoas comem bebem suam sem ao menos por um instante levantar os olhos para o balcão onde ele trabalha com os outros dois: Stein, no violino – cinqüenta e seis anos, meio século atrás: espancado com uma vara fina, trancado no banheiro, privado de comida “nem que eu morra você vai ser umgrande concertista” e quando Sara, sua mãe, morreu, ele tocou Strauss no restaurante com o coração cheio de alegria – Elpídio na bateria, cinqüenta anos, mulato, coloca um lenço no pescoço para proteger o colarinho, o gerente não gosta mas ele não pode mudar de camisa todos os dias, tem oito filhos, se fosse rico – “fazia filho na mulher dos outros, mas sou pobre e faço na minha mesmo” – e todoscomeçam, não exatamente ao mesmo tempo, a tocar a valsa da Viúva Alegre. Na mesa ao lado está o sujeito que é casado com a Miss Brasil. Todas os mesas estão ocupadas. Os garçons passam apressados carregando pratos e travessas. No ar, um grande burburinho”. (In: BOSI, Alfredo. O conto brasileiro contemporâneo, São Paulo, Cultrix, 1989).

1 Questão.

a

Com as novas tecnologias, também a literaturasofre radicais transformações. Verifica-se no conto: (A) a narrativa linear, com começo, meio e fim, é abandonada e evoca episódios ricos em sugestão. (B) a tentativa de tornar o relato objetivo, linear, com começo, meio e fim. (C) o relato segue a estrutura tradicional, mantida pelo suspense. (D) o relato abandona o suspense, mas define com precisão o conflito central. (E) a narrativa não linearé substituída pela objetividade do relato, que define o clímax segundo os romances românticos.

2 Questão.

a

O conto apresenta características da literatura: (A) (B) (C) (D) (E) romântica. barroca. contemporânea. parnasiana. árcade.

3 Questão.

a

Sobre a linguagem, verifica-se: (A) (B) (C) (D) (E) rigor formal e preciosismo lingüístico. liberdade lingüística e inovações...
tracking img