Fraudes e riscos nas empresas: um estudo sobre formas de detectar e o que é preciso para previnir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE, AUDITORIA E CONTROLADORIA

FRAUDES E RISCOS NAS EMPRESAS: UM ESTUDO SOBRE FORMAS DE DETECTAR E O QUE É PRECISO PARA PREVINIR

Antonio Barbieri

Especialização em Contabilidade, Auditoria e Controladoria

Monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação – Especializaçãoem Contabilidade, Auditoria e Controladoria, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Contabilidade, Auditoria e Controladoria sob orientação do Prof. MSc. Fábio da S. e Almeida.

CAMPINAS – SP
MAIO/2009
Autorizo, exclusivamente para fins acadêmicos e científicos, a reprodução total ou parcial desta monografia por processos de fotocopiadoras ou eletrônicos.Assinatura: ____________________________________ Campinas, 20 de Maio de 2009.

Dedicatória

A todos aqueles que me incentivaram na luta diária de aprender, com a dedicação de quem começa de novo a cada dia, e especilamente a Deus, criador de todas as coisas, que me possibilitou mais uma realização, superando os obstáculos e as dificuldades, me enchendo de orgulho por mais essaconquista.





























AGRADECIMENTOS

A minha família, pelo apoio prestado, pelo exemplo de amor, fé e humildade.
Aos abnegados professores do curso de pós-graduação, principalmente ao orientador, Prof. MSc. Fábio da S. e Almeida e a todos os meus colegas da pós-graduação.
RESUMO

O presente estudo tem como objetivodetectar e prevenir a partir da literatura especializada as interferências de fraudes e riscos presentes nas empresas. Nesses últimos anos, houve processos de reestruturação, aumentou a competitividade, ao mesmo tempo em que os processos são feitos por novas tecnologias. Com um computador para cada pessoa, acesso a sistemas de compras e transferências, surgiram novas oportunidades. Somadas àsfragilidades de seres humanos sem laços com as empresas, elas viraram ralos quase incontroláveis dentro das empresas.As fraudes e os riscos aparecem aos poucos, torna-se um companheiro diário da empresa, embora muitas vezes imperceptível, e assim vai construindo raízes.Os capítulos do presente trabalho foram estudados e elaborados a partir de referenciais teóricos, subsidiados por: Attie(2009),Almeida(2009), Franco (2001), Sá(2007), respectivamente. A metodologia utilizada nesse trabalho foi qualitativa e a pesquisa feita, foi através da técnica exploratória por meio de questionários contendo 9 questões, onde os mesmos foram elaborados por intermédio da escala de Likert, porém, algumas questões foram de múltipla escolha direcionada. A pesquisa foi realizada entre o período de 17/04/09 à30/04/09, participaram desta pesquisa 40 profissionais de diferentes empresas e áreas de atuação, com o intuito de averiguar como as empresas podem detectar e prevenir as Fraudes e Riscos. Conclui-se este estudo destacando que as empresas devem melhorar seus controles internos, verificando minuciosamente o ciclo completo de cada setor ou atividade, para que a incidencia de fraude seja descartada diaapós dia.

Palavras chave: Governança Corporativa, Controles Internos, Auditoria e Fraudes.

ABSTRACT

This study aims to detect and prevent from the literature the risk of fraud and interference in these companies. In recent years, there were processes of restructuring, increased competitiveness, while at the same time the processes are made by new technologies. With a computer foreach person, access to systems purchases and transfers, new opportunities arose. Added to the weaknesses of human beings without ties to the companies, they became almost uncontrollable drains within empresas.As fraud and the risks appear little by little, it becomes a daily companion of the company, but often imperceptible, and so will build roots. The chapters of this work were studied and...
tracking img