Prova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
comercio exterioQUESTÃO:
1. Embora o Brasil seja um dos maiores captadores de investimento estrangeiro tanto de curto como de longo prazo, o país ainda não é considerado um centro financeirointernacional, ou seja, ainda não é um centro para que o capital possa ser captado e distribuído para outras áreas da América Latina e do mundo. Exponha e explique o que pode ser feito no futuro para que opaís possa ser considerado um centro financeiro internacional muito importante.
RESPOSTA ESPERADA:
Para que o Brasil possa se tornar um centro financeiro internacional precisa:
* Melhorar os custosdas comunicações. Embora o sistema de telecomunicações tenha melhorado muito desde a década de 80, os custos são ainda muito altos, e os centros financeiros internacionais precisam de um sistema decomunicações com preços bem competitivos, pois as aplicações financeiras são feitas na hora, através de um sistema de comunicações eficiente e competitivo.
* Diminuir drasticamente a burocracia e terum sistema bancário livre, permitindo a entrada e saída dos capitais estrangeiros. Assim, com menos burocracia e controles cambiais, agilizam-se as operações e baixam os custos. O Brasil é um paísmuito burocrático. Toda operação financeira internacional é controlada pelo Banco Central. Todo investimento tem que ser convertido em reais, pois não é permitido aplicar dinheiro em nossas bolsas devalores em dólar americano ou euro, obrigatoriamente deve ser feita a conversão em reais, inibindo um pouco o capital estrangeiro.
QUESTÃO:
2. De acordo com o Caderno de Estudos, existem quatromodalidades de pagamentos no comércio internacional, que são: pagamento antecipado, remessa direta, carta de crédito e cobrança documentária. Baseando-se no referido, conceitue cobrança documentária eremessa direta.
RESPOSTA ESPERADA:
Cobrança documentária: na modalidade cobrança documentária, o exportador, após o embarque das mercadorias, emite uma letra de câmbio denominada saque, com os...
tracking img