As fases do desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
UNIESP __ Presidente Epitácio-SP _
PSICOLOGIA

Trabalho
“FASE DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL”
(FASE SENSÓRIO-MOTOR)




Alunos:Andréa de Souza Galle
Aparecida de Paula Barbosa Silva
Carla Andréa Souza Oliveira
Cristiano

Gislaine Aparecida Ribeiro
João Carlos de Oliveira
Romualdo
Valderice de Paula Barbosa
Presidente Epitácio-SP03 Maio-2011

FASE SENSÓRIO-MOTOR


Trabalho apresentado a Docente: Rosângela R.M._ Capelasso._____________.
Da disciplina: PSICOLOGIA________________________________
Da turma: 1ºTERMO A____, turno: NOTURNO__________.Do curso de: PEDAGOGIA_______________________________

UNIESP
PRESIDENTE EPITÁCIO-MAIO 2011

-------------------------------------------------
Fase do DesenvolvimentoInfantil (sensório-motor)

Existem cinco fases universais do desenvolvimento que são chamadas de fases psicossexuais. A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo, como andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar, e brincar, como toda criança gosta de fazer.Assim sendo, a contribuição da psicologia para a educação se dá, de modo especial e mais acentuado, fornecendo assim subsídios para um completo desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas várias modalidades de ensino, permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem econdições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida.
Na educação infantil, por exemplo, ajuda no planejamento e na dinâmica das atividades infantis a serem desenvolvidas e permite o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da criança em diferentes fases. Estudou-se então, que a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase, por voltados cinco anos de idade, quando a criança já desenvolveu as estratégias fundamentais para expressão dos seus impulsos, pois essas estabelecem o núcleo da personalidade. E uma dessas fases, é a fase sensório-motora, onde forma a inteligência prática que se refere á manipulação de objetos, à percepção e movimentos.
Fase do Desenvolvimento Infantil Período Sensório-motor
(0-2 anos).
Períodosensório-motor é o período da vida do ser humano compreendido entre o nascimento e os dois anos de idade. As principais aquisições do período sensório-motor destaca-se a construção da noção do "eu", através da qual a criança diferencia o mundo externo do seu próprio corpo. O bebê o explora, percebe suas diversas partes experimenta emoções diferentes, formando a base do seu autoconceito. Ao longo...
tracking img