Apostila epidemiologia

Páginas: 54 (13354 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2011
Prof.ª Dr.ª Eleusis Ranconi Nazareno –Departamento de Saúde Comunitária UFPR
Prof.ª Dr.ª Denise Siqueira de Carvalho –Departamento de Saúde Comunitária UFPR
Victor Gomide Carvalho – Acadêmico do Curso de Medicina da UFPR (2000-2005)

DEFINIÇÃO

“Ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividadeshumanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle, ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.” (Rouquayrol e Goldbaum, 1999).
Outros autores, ao longo do tempo,conceituaram a epidemiologia de diversas formas, contudo podemos dividir a definição da epidemiologia em três formas pensamento: a do senso comum; a do senso amplo e a do senso etimológico.
Senso comum: “Doutrina das epidemias”
Senso amplo: “Ciência dos fenômenos de massa”
Etimológico: “epi = sobre; demos = povo e logos = estudo”

Historicamente, a epidemiologia está relacionada à idéia de grupo, decoletivo. Sendo a população seu objeto de estudo. Contrastando com a metodologia médica, mais voltada para a doença do que para a saúde em si, a epidemiologia e seus conceitos evoluíram especialmente no último século. Frost, em 1927, a definia como “ciência das doenças infecciosas enquanto fenômenos de massas ou de grupos (populações)”. Maxcy, 1951, “ramo da medicina que estuda a relação entre osdiversos fatores que determinam a extensão e propagação em uma coletividade humana de uma doença infecciosa ou de um estado fisiológico definido”. Percebe-se que já existe uma aproximação do conceito atual e há um avanço referente à relação entre os determinantes de adoecimento. MacMahon e Pugh, posteriormente, a definem em “estudo das distribuições da doença no homem dos fatores que determinamsua freqüência”; EIA, 1974, “é o estudo dos fatores que determinam a freqüência e distribuição do processo saúde-doença em populações humanas”.

PRINCIPAIS USOS DA EPIDEMIOLOGIA

▪ Diagnóstico da situação de saúde
▪ Planejamento e organização dos serviços
▪ Avaliação das tecnologias, programas ou serviços
▪ Aprimoramento na descrição do quadro clínico das doenças▪ Identificação de síndromes e classificação de doenças
▪ Investigação etiológica
▪ Determinação de riscos
▪ Determinação de prognósticos
▪ Verificação do valor de procedimentos diagnósticos
▪ Análise crítica de trabalhos científicos

HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA

A epidemiologia teve origem na idéia de que fatores ambientais podem influenciar a ocorrência dasdoenças. Porém a medida das doenças de ocorrência comum nos grupos populacionais só passou a ser feita no século XIX. O exemplo clássico e marcante do início desta ciência foi um estudo realizado por John Snow, em Londres no século 19 e 20. Neste estudo ele constatou que o risco de adquirir cólera estava intimamente relacionado ao consumo de água fornecida por determinada companhia. Na meticulosainvestigação, Snow construiu uma teoria sobre a transmissão das doenças infecciosas em geral e sugeriu que a cólera era disseminada através da água contaminada, mesmo antes da descoberta do bacilo causador do cólera. Pode, dessa forma sugerir alterações na forma em que a água era distribuída e na forma de saneamento da cidade.
Seguindo este exemplo, a epidemiologia tem sugerido medidas à saúdepública apropriadas ao combate de doenças de alcance amplo. Na atualidade, as doenças transmissíveis permanecem como desafio às ações em saúde. Países em desenvolvimento onde a malária, esquistossomose e hanseníase são endêmicas, tornam-se o desafio da epidemiologia, principalmente na detecção dos índices de eficiência de programas implementados. O comportamento e o estilo de vida são também de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila epidemiologia
  • Epidemiologia
  • Epidemiologia
  • Epidemiologia
  • Epidemiologia
  • Epidemiologia
  • epidemiologia
  • Epidemiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!