Apostila epidemiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EPIDEMIOLOGIA
Epidemiologia é uma ciência que estuda quantitativamente a distribuição dos fenômenos saúde/doença e seus fatores condicionantes nas populações humanas. Alguns autores também incluem na definição, que a epidemiologia permite ainda a avaliação da eficácia das intervenções realizadas no âmbito da saúde pública. EPI = SOBRE DEMIO = POPULAÇÃO LOGIA = ESTUDO

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICAVigilância epidemiológica é um conjunto de atividades que proporcionam a informação indispensável para conhecer, detectar ou prever qualquer mudança que possa ocorrer nos fatores condicionantes do processo saúde/doença, com a finalidade de recomendar, oportunamente, as medidas indicadas que levem à prevenção e ao controle das doenças. Trata-se de um subsistema de informações, voltadas àsenfermidades específicas, que servem de base para a tomada de decisões relativas à prevenção e controle destas doenças, bem como subsídios ao planejamento e avaliação em saúde.

NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA
Consiste numa comunicação da ocorrência de determinada doença/agravo à saúde ou surto. Podendo ser feita por profissionais de saúde e/ou qualquer cidadão. A notificação compulsória consta em Lei (n.6259/75), sendo uma obrigação do profissional e dever do cidadão.

DOENÇAS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA (nº. 2325/2003)
BOTULISMO CÓLERA DENGUE DOENÇA DE CHAGAS MENINGITES ESQUISTOSSOMOSE FEBRE DO NILO OCIDENTAL FEBRE TIFÓIDE HANTAVIROSE LEISHMANIOSE VISCERAL INFECÇÃO PELO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA HUMANA (HIV) EM GESTANTES E CRIANÇAS EXPOSTAS AO RISCO DE TRANSMISSÃO VERTICAL CARBÚNCULO OUANTRAZ COQUELUCHE DIFTERIA MENINGITE HAEMOPHILUS INFLUENZAE PESTE PARILISIA FLÁCIDA AGUDA RUBÉOLA SÍNDROME RUBÉOLA CONGÊNITA SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA TULAREMIA LEISHMANIOS TEGUMENTAR AMERICANA SÍNDROME DA ADQUIRIDA (AIDS) IMUNODEFICIÊNCIA

DOENÇAS MENINGOCÓCICAS FEBRE AMARELA FEBRE MACULOSA HANSENÍASE HEPATITES VIRAIS LEPTOSPIROSE MALÁRIA

POLIOMELITE RAIVA HUMANA SARAMPO SÍFILISCONGÊNITA TÉTANO TUBERCULOSE VARÍOLA

INVESTIGAÇÃO
Procedimento que completa as informações da notificação sobre a fonte de infecção e mecanismos de transmissão. Possibilita a descoberta de novos casos que não foram notificados.

BUSCA ATIVA
É a ação que tem por objetivo investigar os comunicantes e investigá-los.

CONCEITOS: SURTO, EPIDEMIA, PANDEMIA E ENDEMIA
SURTO: aumento do número de casos deuma doença em uma pequena área geograficamente delimitada. Ex.: escola. EPIDEMIA: aumento do número de casos de uma doença em uma área geograficamente delimitada como em bairros, cidades, Estados e países. ELAS PODEM SER: INSTANTÂNEAS: várias pessoas adoecem ao mesmo tempo, quando há uma única fonte. PROGRESSIVAS: há um crescimento gradual e por tanto é considerado que seja de várias fontes.PANDEMIA: aumento do número de casos de doenças que ultrapassam os limites de um país. Pandemia é sempre progressiva (sem controle da contaminação). Ex.: AIDS, Cólera. ENDÊMICO: número de casos esperados de uma doença em determinada população de uma área geograficamente específica. Ex.: Malária na região Norte do Brasil é endêmica.

ASPECTOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS Notificar a simples suspeita; Anotificação deve ser sigilosa, podendo só ser divulgada, quando houver risco para comunidade; Mesmo na ausência de casos o envio do instrumento deve ocorrer (Notificação Negativa).

O CAMINHO DA NOTIFICAÇÃO As notificações devem ser enviadas para o Serviço de Vigilância local: Notificação imediata (por telefone); Notificação semanal. As epidemias podem ocorrer devido: Surtos transmitidos poralimentos. Ex.: enterite por salmoneloses; Doenças transmissíveis com curtos períodos de incubação. Ex.: dengue, cólera, gripe, malária, sarampo, peste, febre amarela; Doenças transmissíveis com períodos de incubação mais longos. Ex.: hepatite viral; Substâncias tóxicas. Ex.: alimentos contaminados, inseticidas e agrotóxicos. COMO DETECTAR UMA EPIDEMIA Pelo sistema de Vigilância Sanitária ou...
tracking img