prova comentada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
PROVA COMENTADA
Disciplina: Sistemas Hidráulicos Prediais – Nono período
Universidade de Brasília




CLÁUDIA MARCIA COUTINHO GURJÃO
cgurjao@unb.br

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (1991), Mestrado em Engenharia Civil [Campina Grande] pela Universidade Federal de Campina Grande (1994), Doutorado em Geotecnia pela Universidade deBrasília (2005) e Pós Doutorado pela Universidade de Brasília (2007). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Instalações Prediais e Geotecnia Ambiental. Atualmente é professora na Universidade de Brasília no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e Coordena a área de Sistemas Construtivos e Materiais.

EMENTA DA DISCIPLINA SISTEMAS HIDRÁULICOS PREDIAIS

Instalaçõesprediais de água fria. Instalações prediais de água quente. Instalações prediais de esgoto sanitários. Instalações prediais de águas pluvial. Normas aplicadas às instalações. Materiais de construção usados nas instalações. Projeto de Combate à Incêndio. Projetos de Instalações Prediais.


















PROVA

1. Dimensionar os sub ramais e os ramais(I, II, III e IV) doisométrico da Figura 1.











Figura 1




Comentários:

O aluno deve lembrar qual tipo de consumo deve ser dimensionado o isométrico da Figura 1, ou seja, se consumo máximo possível ou consumo máximo provável. Deve saber utilizar as quais tabelas devem ser dimensionados os trechos, dependendo do tipo de consumo.

2. Quais os dispositivos quepode-se utilizar para proteger as edificações das águas pluviais?

Comentários:

Devem ser citados os diversos dispositivos usados nos projetos de águas pluviais que protejam à edificação contra infiltração de águas pluviais.


3. As instalações prediais de água fria devem ser projetadas de modo que, durante a vida útil do edifício que as contém, atendam aos seguintes requisitos, EXCETO:
a)promover economia de água e de energia.
b) possibilitar manutenção fácil e econômica.
c) evitar níveis de ruído inadequados à ocupação do ambiente.
d) proporcionar conforto aos usuários, prevendo peças de utilização adequadamente localizadas, de fácil operação, com vazões satisfatórias e atendendo as demais exigências do proprietário.

Comentários:

O aluno deve analisar que nos projetoshidráulicos devem ser atendidos os requisitos estabelecidos na Norma 5626/98, que estabelece exigências e recomendações relativas ao projeto, execução e manutenção da instalação predial de água fria.

4. Quais são os materiais que podem ser utilizados nas instalações de água quente. Fale sobre as vantagens e desvantagens de cada um deles.







DIVERSOS TIPOS DE MATERIAIS UTILIZADOSEM PROJETOS DE ÁGUA QUENTE

Comentários:

Uma resposta satisfatória é o aluno citar os diversos tipos de materiais utilizados em projetos de água quente, mencionando as vantagens e desvantagens de cada tipo, visto que isto é o diferencial entre os projetos hidráulicos de água fria e quente, devido o dimensionamento ser realizado igualmente para os dois projetos.


5. Qual o objetivoprincipal do projeto de prevenção contra incêndios?


Comentários:

O aluno deve ter conhecimento das prescrições normativas existentes na NBR 13.714/2000 e nos regulamentos específicos de cada Estado.











6. Dimensionar o tubo de queda que será utilizado no PROJETO DE ESGOTO da Figura 2, considerando seis pavimentos.






Comentários:

Oaluno deve fazer o dimensionamento utilizando as tabelas para determinação das Unidades Hunter de Contribuição. Deve lembrar das recomendações da Norma 8160/99 – Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário – Projeto e Execução.






















GABARITO:

1. SUBRAMAIS (Tabela 1) : CH – ϕ =15 mm; Lv - ϕ = 15 mm; VS com VD – ϕ = 50 mm
RAMAIS (Tabela 2): I – ϕ = 20 mm; II...
tracking img