Prova comentada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROVA DISCURSIVA
PGE-PE 2009
NOTA DE CORTE: 25 PONTOS


PARECER
60 LINHAS
25 PONTOS

José, que é servidor de determinada Secretaria de Estado “X”, requereu licença para aperfeioçamentoprofissional, sem prejuízo de sua remuneração. O pedido foi indeferido pela administração pública em face da carência de servidores do quadro de pessoal para o desempenho das atividades a cargo daSecretaria e da legislação estadual, que considera discricionário o ato de concessão da licença.

Diante do indeferimento, José ingressou com novo pedido, agora postulando o afastamento para tratar deinteresses particulares, sem remuneração. Com base na legislação estadual que assegura ao servidor a licença para tratar de interesses particulares, desde que sem remuneração, o pedido foi deferidopela administração pública.

Tais fatos levaram José a apresentar um terceiro requerimento administrativo, apontando a ocorrência de vício quanto ao motivo já que a administração indeferiu o pedido delicença remunerada, invocando a carência de pessoal, e, em seguida, deferiu o pedido de afastamento do servidor, sem remuneração. Em razão disso, ele postulou o reconhecimento do vício quanto aomotivo e a concessão da licença remunerada, consignando seu firme propósito de impetrar mandado de segurança na hipótese de indeferimento do pleito administrativo.

Considerando a situação hipotéticaapresentada, na qualidade de procurador do estado encarregado de examinar o terceiro requerimento apresentado, elabore parecer, dirigido ao procurador-geral, enfrentando, com base na jurisprudência,a viabilidade jurídica do pedido formulado por José, mediante a utilização de argumentos jurídicos que abordem, necessariamente, os seguintes aspectos:

> conceito de motivo;
> exame quanto àatuação da administração pública nos pedidos formulados, sob o ponto de vista da natureza jurídica do ato administrativo, do interesse público e do motivo;

> existência ou não do alegado vício;

>...
tracking img