Propostas educacionais para o autista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPOSTAS EDUCACIONAIS PARA O AUTISTA


Juliane Jorge Damasio
Claudia Francisco
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Curso de Pós Graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais (ESI 4050)
10/04/12

RESUMO

Quando falamos sobre o processo de inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio, partimos da idéia de que a inclusão é mais do que uma mudança de sistema de ensino parao aluno com necessidades educacionais especiais. Determinamos a importância de transformações profundas na escola, no que se refere à metodologia, currículo e avaliação bem como mudanças mais subjetivas, quando referem-se as concepções de apoio essenciais durante o processo de inclusão deste aluno no ensino regular para que o mesmo obtenha sucesso em nossa realidade educacional. Quando falamos deinclusão com relação ao autismo, é necessário inserir o tema de maneira consistente para que os pedagogos possam ajudar a sanar o preconceito e a melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida dessas crianças. Desta forma, pretendemos entender qual é o papel da pedagogia na escolarização da criança autista.

Palavras-chave: Autismo; Inclusão; Educação.


1 INTRODUÇÃO

Para abordar oaspecto educativo de indivíduos autistas, é importante compreender que a síndrome do autismo pode ser encontrada em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até agora provar nenhuma causa psicológica, ou relacionada a fatores ambientais destas pessoas que possa causar o autismo. Os sintomas, provocados por disfunções cerebrais, podem ser verificadospela anamnese ou presentes no exame ou entrevista com o indivíduo. Para um diagnóstico clínico preciso do autismo, a criança deve ser bem examinada, tanto fisicamente quanto psico-neurologicamente. A avaliação deve incluir entrevistas com os pais e outros familiares que relacionem-se diretamente com o indivíduo autista, observação e exame psico-mental e, algumas vezes, de exames complementarespara doenças genéticas e ou hereditárias.

No início do século XX, a questão educacional passou a ser abordada, porém, hoje ela ainda é muito contaminada pelo estigma do julgamento social, afinal, entre todas as situações da vida de uma pessoa com necessidades especiais, uma das mais críticas é a sua entrada e permanência na escola. Ainda hoje, embora mais sutilmente, pratica-se a "eliminação" decrianças deficientes do ambiente escolar. Por tudo isso os professores agora estão sendo preparados para adaptar a criança com necessidades especiais para prolongar a sua permanência no ensino regular. Assim é impossível se falar de atendimento à criança especial considerando o ponto de vista pedagógico. Essas crianças necessitam de instruções claras, precisas e o programa deve ser essencialmentefuncional, quer dizer, ligado diretamente ao portador da síndrome. Abordar este tema é de fundamental importância e o maior desempenho depende da motivação em mostrar que essas crianças podem se relacionar com a sociedade. Existem muitas coisas que podem ser feitas pelo autista e a principal é acreditar que ele tem potencial para aprender. Também é preciso saber que ele enxerga o mundo de umaforma diferente, mas vive no nosso mundo. Alguns autistas, conseguem se formar, constituir família e ter uma vida profissional normal. Há pessoas autistas que nunca suspeitaram que o fossem. Por outro lado, devido a sua grande dificuldade em se comunicar, eles muitas vezes têm um desempenho ruim na escola. Nos casos mais graves, devido à desinformação dos adultos, pais e profissionais da medicina eda educação, a criança autista fica condenada a viver em um mundo que não consegue compreender. Nesses casos, podem crescer frustrados e responder ao mundo com gritos e agressões, por isso o ideal é identificar o mais cedo possível que a criança é autista. Aqui podemos destacar o papel do professor na pré-escola, que é fundamental, pois é a partir do diagnóstico que é necessário montar uma...
tracking img