Proposta erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerenciamento de Infraestrutura
Prof. Kleber Ribeiro

Estrutura Organizacional
Oliveira (2002, p. 86) informa que a estrutura organizacional deve ser delineada de acordo os objetivos e as estratégias estabelecidas, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa.
Segundo Daft (1999, p. 7) organizações são entidades sociais quesão dirigidas por metas, são projetadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturados e coordenados e são interligados ao ambiente externo.

Estrutura Organizacional
• Pierce (2002, p. 46) comenta que o referencial estrutural enfatiza o aspecto racional da vida organizacional. A organização é vista como uma máquina cujas peças devem ser operadas e mantidas eficientemente. Asorganizações criam estruturas que se adaptam a seu ambiente e tecnologia. Atribuições formais, regras claras e responsabilidades são necessárias para um funcionamento eficiente. Quando surgem problemas, a reorganização é o método principal para a restauração do equilíbrio.

Estrutura Organizacional
Organização

Estrutura I P

N
S U M Tecnologia Resultados Tarefas

R
O D U Pessoas

O
S

TO S

AMBIENTE
Fonte: Pereira e Santos (apud NADLER, 2001, p. 39).

ESTRATÉGIA
• A palavra estratégia tem origem grega. Provém de stratego, que significa literalmente a arte da liderança. Era utilizada para designar a função do chefe do exército. Durante vários séculos os militares utilizaram esta palavra para designar o caminho que era dado à guerra, visando à vitória militar. Assim aelaboração de planos de guerra passou a ser denominada estratégia (TERENCE, 2002).

Estratégia
• Os gregos também sabiam que estratégia era mais do que lutar em batalhas, os generais eficazes tinham de determinar as linhas de suprimentos corretas, decidir quando lutar e como lutar e administrar as relações do exército com os cidadãos, políticos e diplomatas. Os generais eficazes não podiamsomente planejar, precisavam também agir. Desde o tempo dos gregos, portanto, o conceito de estratégia tinha componentes de planejamento e tomada de decisão.

Missão
Missão é uma das fases mais importantes na constituição da empresa, porque representa aquilo que ela realmente produz e oferece a um mercado e o que o consumidor identifica como benefício ou utilidade. (Kuazaqui, 1999)

Visão
•Pierce (2002, p. 109) define visão como um retrato envolvente de como a organização poderia ser no futuro. A visão, entretanto, deve ser suficientemente realista para atrair os parceiros da organização, especialmente empregados, para nela investirem tempo e energia. Embora a visão não seja passível de verificação em qualquer sentido concreto, ela deve se basear em uma avaliação realista dosdesafios e oportunidades que a organização enfrentará no futuro.

Objetivo
• O objetivo organizacional é algo que as empresas devem determinar para justificar os caminhos que percorrerão para alcançar sua visão.

Cultura Organizacional
• Segundo Dalf (1999, p. 243) cultura é um conjunto de valores, pontos de vista, conhecimentos e modos de pensar compartilhados pelos membros de uma organização etransmitidos aos novos membros como sendo o mais adequado. Ela representa a parte não escrita, o sentimento da organização. Todos participam da cultura, mas, geralmente, ela passa despercebida. Somente quando as organizações tentam implantar novas estratégias ou programas que vão de encontro às normas e valores culturais básicos é que elas se vêem frente a frente com a força da cultura. Cadeia de valor
• Oliveira (2002, p. 84) informa que organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos.

Cadeia de Valor ( Processos)
Fornecedor Pessoal
Produtor Cliente

Controles

Ambiente
Produto/ Serviço

A
Insumos

B C

E D

F

Processo
Materiais Entrada Equipamentos Métodos Saída...
tracking img