Proposta curricular de santa catarina – estudos temáticos 2005

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
COMPONENTE CURRICULAR: CURRÍCULO TEORIA E PRÁTICA
ACADÊMICOS: GABRIELLE CRISTINA BAUMER

Proposta Curricular de Santa Catarina – Estudos Temáticos 2005

O processo de elaboração e sistematização dos documentos da Proposta Curricular se deu basicamente em dois momentos bastante distintos, nos quais a participação dos educadores constituiu elementomarcante. O primeiro deles foi de 1988 a 1991, quando sob coordenação da Secretaria de Educação, um representativo grupo de educadores discutiu a elaboração de documentos publicados em forma de “caderno” em 1991. O objetivo do trabalho na época era “dar ao currículo escolar catarinense certa unidade a partir da contribuição das concepções educacionais derivadas desse marco teórico” qual seja o enfoquehistórico-cultural.
Outro momento significativo teve início em 1996, quando se iniciou o processo de revisão e aprofundamento do conteúdo da proposta publicado em 1991. Do processo de discussão e elaboração, em 1998 foi publicada a segunda edição.
Em 2003 a SED (Secretaria de Estado da Educação) busca dar início a uma nova fase no processo de consolidação da Proposta Curricular, constituiu-seseis grupos temáticos formado por professores, gestores, especialistas e mestres, onde discutiram e organizaram as diretrizes para os seguintes temas: Educação e Infância, Alfabetização com Letramento, Educação e Trabalho, Educação de Trabalhadores, Ensino Noturno e Educação de Jovens. A proposta curricular passaria a servir como referencial teórico e metodológico à ação pedagógica nas diferentesetapas e modalidades da Educação na Escola Pública de Santa Catarina, a partir de 2006.

ALFABETIZAÇÃO COM LETRAMENTO

Esse tema da proposta aborda os conhecimentos da alfabetização com letramento e reflete sobre as concepções de ensino e aprendizagem da língua, fundamentados nas teorias Histórico-cultural (Vygotsky) e dialógica (Bakhtin), possibilitando que os envolvidos no processo se tornemsujeitos autores-enunciadores de seu fazer pedagógico, bem como compreendam os desafios do alfabetizador contemporâneo. O presente tema é divido em quatro subitens sendo:
1. A Linguagem no processo de Alfabetização – trazendo pontos importantes sobre a oralidade e a variação lingüística; a oralidade e a escrita; e a escrita e a alfabetização.
2. Alfabetização e Letramento – uma brevecompreensão sobre alfabetização e letramento; alguns novos desafios propostos e o perfil do professor alfabetizador.
3. Letramento e diversidade de Gêneros Discursivos – questão dos gêneros discursivos; diversidade de suportes de leitura: inclusão digital.
4. O Ambiente Alfabetizador – a sala de aula; o planejamento; os conteúdos, a metodologia e a avaliação.

Educação e Infância

Aodecorrer desta síntese apresentaremos alguns aspectos da Proposta Curricular De Santa Catarina, constituído por um grupo de treze educadoras da Secretaria De Educação, Ciência e Tecnologia, que se fundamentam sobre a temática Educação e Infância, buscando subsídios nas análises de entrevistas realizadas junto a diversas instituições de educação da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina. Estedocumento constitui-se numa proposta para discussões e encaminhamentos sobre o tema educação e infância, que é dividido em tópicos.
O primeiro tópico, algumas discussões legais e sociais dos direitos da infância, enfatiza sobre uma luta social pelos direitos que produza avanços nas diferentes legislações como: a Declaração dos Direitos da Criança, mais conhecida como Declaração de Genebra(1923), a Declaração Universal dos Direitos da Criança (1959), a Constituição Federal de 1988, a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº 9.394 (1996) pode afirmar que os paradoxos vividos pelas crianças vêm aumentando. Havendo uma separação entre a defesa dos direitos da criança e a...
tracking img