Invasao de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
DISCIPLINA ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA – CAD7232
ALUNO: GUILHERME VIEIRA FARIA
Resumo do livro “Invasao de Campo: Adidas, Puma e os bastidores do esporte moderno”, de Barbara Smit



O livro conta como a empresa familiar "Gebrüder Dassler" se separou a partir da rixa dos dois irmãos administradores (Adolf e Rudolf Dassler), cada um fundandosua própria empresa de calçados esportivos (Adidas e Puma respectivamente). Indicado para quem gosta de marketing esportivo, um pouco de história, maracutaias esportivas e não se incomoda de saber ainda mais que as competições esportivas são bases estratégicas das grandes corporações. Neste livro, a autora utiliza o futebol (e o esporte de uma maneira geral) não como um fim, mas como o meio paradissecar os bastidores desta indústria multibilionária que é o esporte moderno.
No início da década de 1920, os irmãos Adi e Rudolf Dassler inovaram ao criar uma fábrica de calçados destinados exclusivamente à prática de esportes. A autora conta que a expansão da fábrica de sapatos dos irmãos Dassler foi devido a mudança de foco, ao destinar um produto para esportistas, onde anter lutavam paraviver das vendas a revendedores. Com as mudanças políticas, num período pós-guerra, foram ganhando forca com o apoio ao governo e ao partido em geral. O nazismo foi muito benéfico para a Gebrüder Dassler, comandando o país desde janeiro de 1933, os homens de Hitler estimulavam a prática do esporte. Hitler achava que esse era um instrumento importante para a disciplina e o espírito de camaradagem, eque as vitórias da Alemanha nas diferentes modalidades eram uma ótima propaganda para o país. Além disso, disseminação da prática esportiva ajudaria Hitler a formar um exército de homens jovens e em boa forma física. Enquanto o fervor nazista se disseminava, os irmãos Dassler se beneficiavam com a explosão da demanda de calçados esportivos. Para dar conta da demanda a Gebrüder Dassler foiexpandida diversas vezes.
Com a ascensão do esporte na Alemanha, veio a Olimpíada e a chance de globalizar o produto para os olhos do mundo, com a chance de patrocinar o norte-americano Jesse Owens, mesmo sabendo que seu governo nao aprovaria. Depois da vitoria olimpica deste atleta, a empresa começou a receber cartas do mundo todo atras de seus produtos, o que começou a causar problema externamente,com um apoio a um governo centralizador e cosmopolita, e internamente, com a diferença de visão entre os irmaos, onde um defendia a expansão (Adi) e o outro apoiava o governo (Rudolf). Em meados de 1940, a empresa teve que para suas atividades e os dois irmaos tiveram que servir ao serviço militar do pais. Na volta do irmão Adi, passou a comercializar seus produtos com os norte-americanosnovamente, o que enfureceu seu irmão Rudolf, causando uma briga familiar histórica. Com a briga, os irmaos dividiram seu bens, alem disso, Adi ficou com uma fabrica e uma equipe técnica, e Rudolf com outra fabrica, do outro lado do rio, e uma equipe comercial. Nasciam assim as marcas Adidas e Puma e o mundo dos esportes nunca mais seria o mesmo.
O segundo homem que merece destaque nesse processo é oherdeiro da empresa Adidas, Horst Dassler, que herdara a empresa de seu pai depois de tal briga familiar. Ele elevou a empresa Adidas ao alto nível do esporte. Fazendo do patrocínio aos atletas a melhor forma de publicidade para sua empresa.
As brigas familiares entre os Dassler continuaram acontecendo por muito tempo, mesmo após o rompimento. Um dos maiores medos de Horst era devido ao fato deleter quatro irmãs e qualquer desentendimento entre eles poderia ocasionar na divisão da empresa. Por isso ele manteve vínculos durante muito tempo somente pela companhia holding familiar com a seda da Adidas na Alemanha e com o apoio do seu pai fundou uma sede da Adidas na França. Foi através da Adidas francesa que Horst criou o seu próprio império. Ele amava os esportes e em particular o...
tracking img