Direito educioncal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO

Educar implica uma ação humana e humanizadora que requer respeito, compromisso e coragem. Tal fenômeno é idealizado nas teorias e viabilizado em ações no cotidiano das escolas. Nesse contexto, a história da educação vem destacando renomados autores e neste momento, honrosamente, temos o orgulho de apresentar um deles comprometido com a educação de nosso século e que pela suatrajetória profissional vem contribuindo de maneira significativa para a formação de docentes e não-docentes. Clóvis Roberto dos Santos é expoente nesse cenário e vem acumulando e multiplicando saberes no âmbito da educação superior paulista e brasileira. Com alma de educador, este notável professor construiu sua carreira baseada na ética e no amor pela docência e que, como nosso ilustre professor PauloFreire, em todos os escritos, é um defensor da educação humanizadora e de cunho político. Temos a impressão de que milhares de linhas não seriam suficientes para retratarmos, de maneira fidedigna, a pessoa, o amigo, o profissional presente e atuante, o nosso... querido mestre. Como o jequitibá de Rubem Alves, Clóvis Roberto demonstrou-se firme em seus ideais em nos obsequiar com mais uma obra reflexivasobre o compromisso do gestor educacional e escolar com a educação permanente e problematizadora.

X

A gestão educacional e escolar para a modernidade

Anuncia em seu discurso a solidariedade, enquanto compromisso histórico de educadores, como uma das formas de se encaminhar as atividades educativas capazes de promover uma ação política pedagógica em prol da educação escolar de qualidade.Trata-se de um trabalho iluminado pelos componentes humanos e científicos que demandam ações educativas comprometidas com a formação de educandos e futuros educadores. Finalmente, gostaríamos de registrar nosso apreço, nosso profundo respeito que humildemente dedicamos ao nosso amigo Clóvis, desejos de infindáveis possibilidades de aprendermos sempre com sua sabedoria.
Ana Maria Oliveira RochaPedro Hernandes Soler Sueli Barreiro Fernandes
(Professores do curso de Pedagogia das Faculdades Anhanguera/ Uni-A de Santo André – SP)

PREFÁCIO

Com imensa satisfação aceitei escrever um prefácio para A gestão educacional e escolar para a modernidade, obra em que o professor Clóvis Roberto dos Santos aborda com competência a importância da formação do educador, capacitando-o para a gestãoeducacional e escolar nos tempos atuais. O autor inicia o texto contextualizando o curso de Pedagogia em sua trajetória histórica até as atuais diretrizes curriculares nacionais, apontando temas relevantes como as diretrizes curriculares do curso e a importância da distribuição de sua carga horária. Traça, ainda, o perfil do profissional da educação segundo a Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional (LDB) e a Constituição Brasileira, propondo novos parâmetros para a formação e atuação de gestores educacionais e escolares. O segundo capítulo traz como referência as tendências que “moldarão o mundo de amanhã”, considerando a “Era do Conhecimento” em que nos encontramos e que certamente trará uma revolução nos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, o autor aponta a necessidade demudança da cultura e formação dos profissionais da educação e cita Rubem Alves: “professor é profissão, educador é vocação e entre os dois há um abismo”.

XII

A gestão educacional e escolar para a modernidade

No capítulo “A organização escolar: o processo de gestão”, o autor contempla as áreas fundamentais de gestão, discute a qualidade do ensino público no Brasil e propõe ações paraimplantar uma escola de sucesso contando com uma gestão mais eficiente e moderna. Na seqüência, o professor Clóvis mostra a evolução de um diretor escolar clássico até chegar à figura do gestor escolar como mediador entre a escola e os órgãos da Secretaria da Educação. Defende, como forte tônica de qualidade, a importância da formação desse gestor para que se possa visualizar a instituição como uma...
tracking img